José da Silva Pulquério - Medalha de Honra da Cidade de Rio Maior (a título póstumo)

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

José da Silva Pulquério (1924-2018), natural de Rio Maior, foi o primeiro presidente da Câmara Municipal eleito democraticamente, após o 25 de Abril de 1974, exercendo esse cargo entre 3 de janeiro de 1977 e 1 de janeiro de 1980. Na vigência do seu mandato, recebeu o Presidente da República, General Ramalho Eanes, que visitou Rio Maior em abril de 1977.

Opositor do Estado Novo, aos 21 anos de idade, foi detido por 46 dias nos calabouços do Aljube, sem culpa formada. No seu percurso de vida singular, manteve em paralelo com a atividade profissional na área administrativa e comercial, uma significativa intervenção associativa, destacando-se a sua participação na fundação do Grupo Cénico Zé Pereira, na constituição do Centro de Educação Especial “O Ninho” e a presidência da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior.

Foi homenageado pela Câmara Municipal de Rio Maior no âmbito das comemorações do Feriado Municipal em 1990 e novamente, a título póstumo, a 6 de novembro de 2018.