Amália da Piedade Rodrigues - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Aclamada como a “maior voz que o Fado conheceu”, Amália da Piedade Rodrigues nasceu em Lisboa, a 23 de julho de 1920, e dedicou a sua vida à música. Deu voz às palavras de grandes poetas e levou a língua portuguesa ao mundo, em espetáculos e no cinema. Foram inúmeros os concertos que deu ao longo de toda a sua vida artística e foram também várias as situações em que foi homenageada, incluindo a Grã-Cruz da Ordem de Santiago e Espada, em 1990, pela Presidência da República Portuguesa e a Legião de Honra, em 1991, pela congénere francesa.

A primeira medalha a ser atribuída no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de Rio Maior em 1992 foi para Amália Rodrigues, “a mais querida artista portuguesa de sempre, estandarte do País, mensageira suprema da nossa identidade” e foi-lhe entregue pela acordeonista Eugénia Lima. Amália ficou grata por mais uma homenagem que lhe foi tributada.