Albino Manuel Cristino Maria - Homenagem Póstuma

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Albino Manuel Cristina Maria (1955-2009), natural de Santarém, licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física de Lisboa e mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, exerceu as atividades de docente do ensino secundário e superior, de técnico de desporto, dirigente da administração pública local e central, autarca e dirigente associativo.

O seu legado inclui a proposta de criação de uma empresa municipal para a gestão de instalações e serviços de desporto em Rio Maior, futura DESMOR, EM, SA e a dinamização do Programa “Mais Desporto, Mais Saúde”.

Enquanto Diretor do Complexo Desportivo do Jamor promoveu, entre outras reformas, a reabilitação do Estádio Nacional e da zona envolvente.

Foi ainda coautor, com Manuel Nunes, do estudo Actividade física e desportiva: 1o ciclo do ensino básico: orientações programáticas, que deu origem ao quadro normativo e técnico de suporte ao Programa de Enriquecimento Curricular do 1.º e 2º ciclos do Ensino Básico, adotado pelo Ministério da Educação no ano letivo 2006/2007.

Distinguido com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito, Grau Prata, no âmbito do 174.º aniversário da fundação do concelho de Rio Maior, em 2010, volta a ser homenageado, a título póstumo, em 2016, comparecendo à cerimónia a esposa, Olga Moreira, e o filho, Bernardo Maria.