Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes - Medalha de Mérito Grau Prata

Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes

Medalha Municipal de Mérito - Grau Prata. Proponente: Junta de Freguesia de Rio Maior

Constituído inicialmente a 2 de setembro de 1924, o Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes irá, por diversas razões, suspender a sua atividade até 1966. Neste ano é constituída uma Comissão Administrativa para dirigir a delegação de Rio Maior e assume a presidência da direção, Fernando Sequeira Aguiar, que se mantém no cargo até 2000. No seguimento, assumiram esse encargo Eduardo Casimiro (2000-2007), Armando Ribeiro (2007-2011) e Arménio Pereira (2011-2014).

Entre as iniciativas de evocação e homenagem aos antigos combatentes desenvolvidas na sede de concelho incluem-se a colocação de uma lápide no Talhão dos Combatentes no Cemitério Municipal em 2005, com o nome dos militares falecidos, e a inauguração de ossário no mesmo local, no âmbito das comemorações do 90º aniversário da Liga dos Combatentes em 2014.

À data da homenagem municipal, o Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes reúne cerca de 600 associados e a sua ação inclui apoio médico, psicológico e social e a organização de atividades de convívio.

José Carlos Abadesso dos Santos, eleito presidente da direção a 22 de fevereiro de 2014, representou o Núcleo de Rio Maior da Liga de Combatentes e recebeu a medalha atribuída pelo Município.