Publicação - Agosto 2022

No ano de 1912

Completou-se, no passado dia 15 de agosto, o 110º aniversário da instituição de uma feira anual na sede de freguesia da Marmeleira.

A proposta de criação parte da iniciativa de Francisco Bernardes Coelho, vogal da Comissão Executiva do município riomaiorense, o qual, na sessão de câmara decorrida a 5 de junho de 1912, propõe como forma de comemorar a autonomia da freguesia, alcançada em 1878 “que seja creada no dia quinze d’ agosto de cada ano (…) uma feira de gados, madeiras, vasilhame, quinquelherias, etc.” Na ata daquela sessão pode também ler-se que a proposta “foi corroborada pela autoridade administrativa”, estando esta última representada pelo Administrador do Concelho, à época António Gomes de Sousa Varela, este como o citado vogal, reconhecido “amigo da terra”.

Aprovada a proposta por unanimidade, da decisão camarária é dado conhecimento por edital e introduzido apontamento sobre a matéria no jornal local, correspondente à segunda série d’ O Riomaiorense.

A data da feira da Marmeleira, extinta anos depois, coincide atualmente com a festa anual dedicada a Nossa Senhora da Assunção, desta vila do concelho de Rio Maior.

Fontes: Livro de Actas das Sessões da Câmara Municipal de Rio Maior, N.º 24 (1912-1917); O Riomaiorense (2.ª Série), A1 N11, p. 3.