Publicação - Junho 2022

No ano de 1837

Na reorganização administrativa levada a cabo em 1836, na vigência do constitucionalismo monárquico, pelo governo liderado por Manuel da Silva Passos, mais conhecido por Passos Manuel, mais de 400 concelhos foram extintos, 15 dos quais no distrito de Santarém, e várias outras localidades que, de há muito, pela sua dimensão e dinâmica cumpriam os requisitos para ascenderem a municipalidades, foram finalmente contempladas. Entre estas, Rio Maior, cuja população ultrapassava, nessa data, os 2600 habitantes.

O novo concelho ficou então constituído por seis freguesias: Azambujeira, vila extinta naquela reorganização, e Abitureiras, Arruda dos Pisões, Outeiro da Cortiçada, Rio Maior e S. João da Ribeira, antigas freguesias do termo da vila de Santarém.

Pouca memória há do facto de que a localidade de Abitureiras veio a pertencer ao concelho de Rio Maior, o que não é de estranhar, porque não chegou a ser celebrado o primeiro aniversário desta ligação.

Há 185 anos atrás, a instâncias do povo do lugar e por carta de 4 de junho de 1837, Abitureiras regressava à jurisdição de Santarém.

Imagem: Destaque de Cary, John, A new map of the Kingdom of Portugal (…) (1801), London: Printed for J. Cary, Engraver and Map-seller, No. 181, 1808.