Publicação - Agosto 2021

No ano de 1903

No dia 6 de agosto de 1903 é dado à prensa um artigo na Revista dos Municipios, da autoria de Fortunato José Carvalho, à época secretário da Câmara Municipal de Rio Maior.

Referenciado como um dos redatores da referida revista alfacinha, o funcionário municipal procura dar a conhecer Rio Maior aos leitores, colocando em evidência alguns fatos relacionados com a história local.

Entre estes, destacamos dois associados à Misericórdia. Primeiro, a concessão feita em 1828 dos rendimentos das irmandades do Menino Jesus, S. Sebastião e Nossa Senhora das Dores, por D. Isabel Maria, regente do país, para aquela instituição obviar ao défice de contas e manter em funcionamento o hospital que geria. E, segundo, em 1901, o restauro da igreja do Espírito Santo, que então servia de templo paroquial, com apoio de donativo atribuído pelo conselheiro Mariano Cirilo de Carvalho.

Fonte: Pastor, A. Garcia (dir.), Revista dos municipios, Lisboa : Candido Chaves, 1903-1912, N.º 31, 6 de agosto, p. 3-5