segunda-feira, 16-12-2013.

Presépios em exposição na Biblioteca Municipal

A Fundação António Quadros, com o importante apoio da Câmara Municipal de Rio Maior e da Biblioteca Municipal Laureano Santos, inaugurou no dia 11 de Dezembro a exposição de presépios NATAL QUER DIZER NASCIMENTO que mostra mais de 50 presépios executados num período temporal de cerca de 75 anos (1938-2013) em diversos materiais naturais e sintéticos, nomeadamente tijolo, acrílico, pedra, vidro, barro, tecido, gesso, sabonete, cortiça, madeira e porcelana.

Na cerimónia, estiveram presentes, entre outros, Ana Filomena Figueiredo, vereadora da cultura de Rio Maior, Mafalda Ferro, presidente da Fundação António Quadros e Carla Barata, responsável pela Biblioteca Municipal Laureano Santos. Isabel Casal, da Biblioteca Municipal, leu às crianças do município uma adaptação de sua autoria de um texto de Mafalda Ferro, sobre a História do Nascimento de Jesus. De seguida, as crianças visitaram a exposição, elegeram o seu presépio preferido e votaram.

O acervo patente na exposição que pertence às colecções da Fundação António Quadros e particular de Mafalda Ferro, engloba alguns presépios da colecção particular de António Ferro e de Fernanda de Castro reunidos desde 1936, por altura da preparação dos pavilhões de Portugal das grandes exposições internacionais de Paris (1937), de São Francisco e de Nova Iorque (1939) e da Exposição do Mundo Português (1940) que se realizaram sob a direcção de António Ferro, enquanto director do SPN.

A exposição tem como objectivo relembrar o verdadeiro significado do Natal e que a sua figura central é Jesus Cristo. De acordo com a crença de cada um, Jesus pode ser aceite como Filho de Deus ou apenas como um Homem Bom mas, é preciso entender que a Sua passagem pela terra é, inegavelmente, um facto histórico. Jesus ensinou-nos sobre o Amor, a Paz, a Solidariedade e os seus ensinamentos, ainda hoje, cerca de 2000 anos depois, são actuaisAssim como a de outras figuras marcantes que nos inspiram diariamente, como Nelson Mandela ou Mahtma Gandhi, a vida de Jesus Cristo merece ser celebrada e é isso que fazemos no Natal.

Visite a exposição, patente até dia 6 de Janeiro. Habilite-se a receber um presépio no Dia de Reis.

Contamos consigo.

Veja as fotos destes presépios carregando AQUI