quarta-feira, 11-12-2013.

Bombeiros de Rio Maior festejaram 121 anos de existência

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior, presidida por Francisco Colaço, assinalou o seu 121.º aniversário no passado dia 8 de dezembro
A Direcção e Comando do Corpo de Bombeiros preencheram a manhã com o Hastear da Bandeira, o Café do Bombeiro e uma romagem ao cemitério em homenagem aos bombeiros, sócios e amigos falecidos, tendo sido depostas coroas de flores no talhão onde repousam os restos mortais daqueles que em tempos deram parte da sua vida a esta nobre instituição.
Ao meio-dia, o Rev. Padre Diogo celebrou na Igreja Paroquial de Rio Maior uma missa solene por intenção dos bombeiros, dirigentes e sócios falecidos.
Após o almoço, foi feita a receção às entidades convidadas tendo a Fanfarra dos Bombeiros, dirigida pelo Maestro Cristiano Pestana, oferecido ao muito público presente uma belíssima atuação.
Pouco depois, o Salão Nobre, completamente lotado, acolheu a sessão solene comemorativa deste 121.º aniversário dos Bombeiros de Rio Maior.
Na Mesa de Honra sentaram-se Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Francisco Colaço, Presidente da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior (AHBVRM), Paulo Cardoso, Comandante da instituição, Eduardo Casimiro, Presidente da Assembleia Geral da AHBVRM, Leonardo Ferreira, Presidente do Conselho Fiscal da AHBVRM, Diamantino Duarte, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, Mário Silvestre, Comandante Operacional Distrital, Adelino Gomes, Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, e António Diogo, Pároco da Freguesia de Rio Maior.
Na sessão conduzida pelo Bombeiro Gonçalo Santos, a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior começou por realçar que nesta data “homenageamos uma instituição de homens e mulheres verdadeiramente extraordinários e exemplo para todos nós”.
Isaura Morais frisou também que “nesta cerimónia e na qualidade de Presidente da Autarquia, compete-me agradecer em nome das populações do nosso concelho à Associação Humanitária e aos Bombeiros por todo este trabalho de mais de um século”.
A edil riomaiorense destacou ainda o papel do voluntariado ao afirmar: “enquanto membros da comunidade devemos olhar estes homens e mulheres com respeito e admiração, pois ser Bombeiro não é uma profissão, não é um capricho, é sim uma vocação e, em cada um deles podemos encontrar um espirito nobre, altruísta, um voluntário ao serviço da comunidade. A todos vocês do Corpo de Bombeiros de Rio Maior, e em nome de todos os riomaiorenses, o meu muito obrigado!”, sublinhou.
A finalizar, a Presidente da Câmara, apelou aos riomaiorenses para se inscreverem como sócios desta instituição, “tendo eu a honra de ser sócia desta Associação Humanitária, incentivo todos os riomaiorenses a tornarem-se igualmente sócios, de forma a que o nosso Corpo de Bombeiros possa ter mais e melhores meios para conseguir enfrentar as nossas emergências”, concluiu Isaura Morais.
Nesta cerimónia em que estiveram também presentes Lopes Candoso e Augusto Figueiredo, Vereadores da Câmara Municipal de Rio Maior, João Rebocho, Chefe de Gabinete da Presidência, Carlos Neto, Secretário da Assembleia Municipal, e Filipe Dias, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, houve ainda homenagens, condecorações, atribuição de prémios a elementos da Fanfarra e os Prémios Bombeiro do Ano “Comandante Dr. Eduardo Agostinho” a Fábio Caetano e ao Recruta do Ano, Célia Silva.
Nesta sessão foram ainda atribuídas distinções honoríficas à Sumol + Compal – Sócio Benemérito; Professor António Feliciano Júnior – Sócio de Mérito e José da Silva Pulquério e Afonso da Costa Tomás – Sócios Honorários.
Após a sessão solene seguiu-se a visita à nova viatura dos Bombeiros de Rio Maior, um Veículo Tanque Tático Florestal.
De salientar ainda que englobado neste aniversário realizou-se, na noite de sábado, o tradicional desfile apeado e motorizado, e durante esse mesmo dia, uma exposição de viaturas dos bombeiros na Praça da República e nas Salinas.