quarta-feira, 04-12-2013.

Autarquia continua a promover workshops nas escolas

Entre os dias 28 de outubro e 29 de novembro o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior, realizou Workshops sobre Violência no Namoro / Doméstica em todas as Escolas do 3.º ciclo, secundário e profissional da cidade, tendo os alunos e professores envolvidos, avaliado esta atividade como muito importante para a comunidade escolar riomaiorense.

O tema da violência no Namoro / Doméstica foi escolhido pelos alunos no ano letivo transato aquando da realização dos workshops em Bullying e Sexualidade, mantendo os objetivos de consciencializar para os problemas da violência no Namoro / Doméstica; de partilhar as boas práticas; de divulgar os serviços e linhas de apoio; de divulgar o serviço de juventude e criar regras dentro da escola, nas turmas e nos jovens casais de namorados.

Os Workshops desenvolvidos foram dinâmicos e requereram a participação dos jovens, recorrendo a exemplos reais e a dinâmicas de grupo que permitiram uma discussão séria sobre o tema e a tomada de consciência de que a Violência no Namoro / Doméstica é cada vez mais um problema social, que urge acautelar.

O Vereador da Juventude, Eng.º João Candoso, e a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Rio Maior, Dra. Ana Figueiredo, acompanharam alguns dos Workshops e consideraram a iniciativa como “extremamente importante na formação dos jovens, alertando-os de uma forma prática e real para estas problemáticas que, cada vez mais, afetam a nossa sociedade”.

Em fevereiro e março, o RM Jovem/Serviço de Juventude dará continuidade ao projeto, desta vez sob a temática do consumo de álcool e tabaco.