sexta-feira, 04-10-2013.

Conselho Municipal de Educação discutiu início do ano letivo

Contando com a  presença da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, da Vereadora da Educação, Sara Fragoso, do representante do Ministério da Educação, Fernando Pais, de representantes das escolas concelhias e convidados realizou-se, no dia 1 de outubro, a  primeira reunião do Conselho Municipal de Educação do corrente ano letivo, tendo como ponto principal da ordem de trabalhos o Balanço do Início do Ano Letivo 2013/2014.
A Presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais, agradeceu a presença de todos  e recordou que a autarquia especial atenção à educação no Concelho de Rio Maior. Sara Fragoso na sua primeira intervenção  congratulou todos os intervenientes pelo trabalho desenvolvido desejando continuação de bom desempenho para o ano letivo 2013/2014.
Num balanço do arranque do novo ano letivo os intervenientes concordaram que o mesmo teve início com normalidade, havendo alguns pontos a corrigir com a empresa que fornece as refeições às escolas e algumas dificuldades na substituição de pessoal que estava contratado ao abrigo de programas do Centro de Emprego, que terminaram poucos dias antes do início do ano letivo.
Foram também discutidos os anunciados cortes de 5% no financiamento dos cursos profissionais e a dimensão das turmas da Escola Profissional para este ano letivo, tendo ainda sido levantadas pelos presentes questões como a não revalidação de algumas turmas e o elevado número de alunos que as constituem. Todas as perguntas tiveram resposta por parte de  Fernando Pais, que afirmou  ir averiguar  alguns problemas levantados pelos diretores das escolas.
Foi ainda alvo de elogios o facto de 3 jovens da Escola Profissional de Rio Maior terem recebido o prémio de originalidade European Patent Office(EPO) na 25.ª Final Europeia do EUCYS2013 -  European Union Contest for Young Scientists, e dado a conhecer o projecto ” Saber Crescer”Projeto de prevenção à Toxicodependência levado a cabo junto das crianças que frequentam o 4.º ano do 1.º ciclo.