sexta-feira, 20-09-2013.

Rio Maior no centro da Natação

Decorreu na quarta-feira, dia 18 de setembro, no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, a assinatura de um protocolo que assegura o início formal do funcionamento do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior - Natação, através da criação do Centro Nacional de Preparação de Base para o Alto Rendimento da Natação (CPAR). Esta é uma parceria estabelecida entre a Desmor, empresa que assegura a gestão do Complexo Desportivo, a Câmara Municipal de Rio Maior e a Federação Portuguesa de Natação (FPN).
Rio Maior é, assim, a casa preferencial da Natação Portuguesa, proporcionando o ambiente necessário a um treino diário exigente e competitivo, conciliado com a vertente escolar, e assegurando ainda um acompanhamento que permita a maximização de resultados aos nadadores que, a partir de agora, fazem do Centro de Estágios a sua residência. Oito jovens nadadores, nascidos entre 1994 e 1997, selecionados pela FPN após um processo de candidatura, vão ficar durante o corrente ano letivo, a treinar sob orientação técnica de João Mendes, e a estudar em Rio Maior. Ficam alojados no Centro de Estágios, estando em regime de aulas na Escola Secundária de Rio Maior.
Os jovens nadadores neste projeto são: Diana Durães (FC Porto); Ana Carolina Gomes (CN Cartaxo); Joana Silva (Lousada XXI); Victória Kaminskaia (Pimpões, Caldas da Rainha); Carlos Pedrosa (CN Ponta Delgada); João Pedro Braga (CN Ponta Delgada); Pedro Henriques (CN Cartaxo) e Diogo Silva (SFUAPUnião Piedense)
Para o treino desportivo destes jovens o CPAR proporciona as melhores condições de preparação. A Piscina de dimensões olímpicas, está dotada dos mais modernos equipamentos para análise do movimento, com um sistema de recolha e integração de imagens subaquáticas, um sistema para análise da força de partida e de viragem, e uma sala preparada para o treino em seco, específico para os nadadores, tudo concebido para que no próprio local de treino, de forma quase que imediata, treinadores e nadadores possam integrar a informação útil e precisa para uma correta orientação do seu processo de treino. O apoio médico e laboratorial garante qualidade de tratamentos na área da fisioterapia, respondendo às exigências do alto rendimento desportivo. Com o protocolo assinado e este investimento, o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior - Natação completa-se, ganha vida.
A FPN assinou ainda um protocolo de cooperação com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, válido por dois anos, que prevê a realização de atividades de controlo e avaliação do treino dos atletas que integram as Seleções Nacionais, os Centros de Alto Rendimento de Natação e a promoção de projetos e programas de investigação no âmbito do desenvolvimento da modalidade e no apoio à formação e alto rendimento.
Neste ato público, entre muitos convidados e os jovens nadadores, esteve a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o Presidente da FPN, António José Silva, o Presidente da Desmor, Carlos Coutinho e a Presidente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Rita Santos Rocha. Também esteve em Rio Maior o Diretor Regional do Desporto dos Açores, António Gomes.
O Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, declarou que “o Centro de Alto Rendimento de Natação em Rio Maior, cujo protocolo foi hoje assinado com a autarquia local e a Desmor  é o projeto estruturante para o presente e futuro da natação portuguesa”. “A assinatura do protocolo mais não é do que o epílogo de um processo de entendimento entre as estruturas desportivas nacionais e as condições ímpares de enquadramento locais existentes na cidade de Rio Maior, reestruturado e ampliado, sendo na nossa perspetiva, um dos mais modernos equipamentos olímpicos existentes no País, não de treino mas também de controlo e avaliação”, afirmou o líder federativo.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, este protocolo “reveste-se de enorme importância para Rio Maior, num espaço que reúne condições de excelência”. “Sempre acreditamos que estariam reunidas as condições para concretizar esta cooperação, este é o nosso modelo de gestão, colocar os equipamentos ao serviço do desporto”, acrescentou.