quinta-feira, 05-04-2012.

Inauguração da Exposição "Portugal Europeu - Meio Século de História"

Sara Fragoso, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Carla Barata, Diretora da Biblioteca Municipal de Rio Maior, e Alexandre Jacinto, responsável pela Associação de Jovens de Arrouquelas H2O, inauguram no passado dia 2 de Abril a exposição “Portugal Europeu - Meio Século de História”.
Trata-se de uma viagem no tempo, retratada através de 180 imagens e documentos ilustrativos das relações de Portugal com a Europa. Recorda-se o Estado Novo, a instauração da democracia, e o desenvolvimento económico e social.
Salientam-se as negociações com o Mercado Comum, hoje União Europeia, e a nossa participação desde a adesão.
Reconstitui-se o fio do tempo de mais de seis décadas, recorrendo à cronologia de acontecimentos emblemáticos da História contemporânea de Portugal.
Esta exposição divide-se em quatro períodos: 1945-1960 (Do fim da Segunda Guerra Mundial à grande crise do Regime), 1961-1974 (Da Guerra em África à queda do Estado Novo), 1975-1985 (Da Revolução de Abril à adesão às Comunidades Europeias) e 1986-2007 (Da adesão às Comunidades Europeias ao Tratado de Lisboa).
“Portugal Europeu - Meio Século de História” tem a direção e organização do Parlamento Europeu (Gabinete em Portugal) e da Comissão Europeia (representação em Portugal). A coordenação técnica e científica está a cargo do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do Parlamento Europeu (Gabinete em Portugal).
Presente na inauguração esteve um grupo de 34 jovens dirigentes de 15 organizações não-governamentais europeias, oriundos de Portugal, Itália, Estónia, Letónia, França, Malta, Lituânia, Dinamarca, Eslováquia, Bulgária, Suécia, Hungria, Espanha e Alemanha.
Estes jovens participam num projeto denominado “Youth Takes Action For Europe” (Juventude em Ação), levado a cabo pela H2O.
A Câmara Municipal de Rio Maior, através da Biblioteca Municipal, e a H2O são os responsáveis por esta exposição em Rio Maior, que estará patente ao público, na Biblioteca Municipal, até ao próximo dia 13 de Abril.