quarta-feira, 28-03-2012.

Arrouquelas comemorou 50 anos de Freguesia

Para assinalar o 50.º aniversário da criação da Freguesia de Arrouquelas, realizou-se no passado domingo, dia 25 de março, na Sede da Junta de Freguesia, uma sessão solene que ficou marcada pelo descerramento da lápide onde figuram os nomes dos fundadores da freguesia.
A anteceder esse momento, e a abrir a sessão solene comemorativa, João Paulo Colaço, secretário da Assembleia de Freguesia de Arrouquelas deu as boas vindas aos presentes e disse esperar que “esta sessão enobreça os envolvidos e seja um testemunho válido para as gerações futuras”
Seguiu-se a intervenção de Heloísa Madaleno, vogal da Assembleia, que falou das origens e princípios de valores associados de Arrouquelas.
Logo após este ato, foi feita a apresentação pública do novo site da Junta de Freguesia de Arrouquelas
Seguidamente foram homenageados os fundadores da Freguesia, os antigos Presidentes de Junta e da Mesa da Assembleia.
Ainda no âmbito destas comemorações, foi dada voz às forças políticas existentes na Freguesia, tendo usado da palavra João Paulo Colaço (PS), e Ramiro Fialho (CDU).
Coube de seguida ao atual Presidente da Junta de Freguesia, Mário Pião, dirigir algumas palavras ao público que encheu por completo a sala da Sede de Freguesia.
Mário Pião começou por frisar ser “com enorme felicidade e alegria que hoje homenageamos os fundadores da Junta de Freguesia numa cerimónia simples e humilde mas de grande contentamento e com um simbolismo enorme.
Prosseguindo, O Presidente da Junta de Freguesia de Arrouquelas lembrou que “eram homens humildes mas de grande determinação e com um objetivo em comum: elevar o lugar de Arrouquelas a Freguesia.
Em representação da Câmara Municipal de Rio Maior esteve o Vice-Presidente, Calos Frazão, que encerrou esta sessão solene comemorativa dos 50 anos da criação da Freguesia de Arrouquelas. Carlos Frazão começou por falar da reforma administrativa e frisou que “o poder político atual deverá ter o bom senso de saber ouvir as populações”.
O Vice-Presidente da autarquia riomaiorense evocou ainda os homens que 50 anos criaram a Freguesia de Arrouquelas, bem como aqueles que seguidamente geriram os destinos desta freguesia, “deixo uma palavra de agradecimento àqueles que de 50 anos para aqui em Arrouquelas estiveram sempre ao lado da população para que esta terra seja hoje aquilo que é. Não me posso esquecer da Arrouquelas que eu conheci 30 anos atrás e a Arrouquelas de hoje, e efetivamente penso que todos os Presidentes de Junta, independentemente da sua filiação política, têm dado o seu melhor em prol da população desta freguesia”, concluiu Carlos Frazão.
Recorde-se que a Freguesia de Arrouquelas, foi criada por desanexação da Freguesia de São João da Ribeira, no decreto de 19 de Fevereiro de 1962, e foram seus fundadores: António José Madaleno, Henrique José Fialho, Joaquim Coelho Fialho, Manuel Martinho Vitorino, Manuel Rosa Ataíde, Marcelino Relveiro Bom e Mário Relveiro Sena.
Após a sessão solene a Junta de Freguesia de Arrouquelas ofereceu a todos os convidados um almoço-convívio que teve lugar no Centro de Dia local. À tarde, foi celebrada uma missa em intenção de todos os arrouquelenses falecidos.