segunda-feira, 11-03-2024.

Tasquinhas voltaram a servir o melhor da gastronomia do Concelho

E chegou ao fim mais uma Feira das Tasquinhas de Rio Maior, foram 10 dias em que, apesar do mau tempo, se voltou a registar um grande número de visitantes que ano após ano, se deslocam ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior para conhecerem os saberes e sabores da culinária do nosso Concelho.

Nesta edição foram 16 as Tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e representativas do movimento associativo do concelho, que ano após ano são geridas por quase um milhar de voluntários, que assumem durante todo o certame os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada uma os pratos mais apetecidos da sua terra. E lá estiveram, entre outros o Ensopado de borrego, a chanfana, as enguias, a dobrada e a feijoada, as favas, o polvo e o sempre tão apetecido bacalhau assado, seja em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.

Foram estes alguns dos sabores, confecionados com o mesmo carinho e tradição das nossas mães e avós, que quem visitou as Tasquinhas encontrou no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, no ano da 38ª edição deste certame.

Às Tasquinhas do Concelho juntam-se ainda, e mais uma vez, A Filarmónica Marialva, da cidade irmã Cantanhede, com o seu famoso Leitão à Bairrada, a também habitual Tasquinha do Sabugueiro, com os tradicionais enchidos e queijos da Serra da Estrela e uma Tasquinha com enchidos e carnes do Alentejo e Algarve.

Para além das Tasquinhas os visitantes puderam mais uma vez provar a doçaria e os licores tradicionais da região, que desde o ano passado se apresentam numa renovada e aumentada tenda exterior, tenda que recebeu igualmente a exposição de artesanato e de atividades económicas, contando este ano com cerca de 120 expositores.

E como não há Tasquinhas sem animação musical lá estiveram as tradicionais Bandinhas, e as Tunas da ESDRM, Bagatuna e Sal&Tuna, percorrendo o pavilhão e animando os visitantes com a sua música e boa disposição.

Destaque ainda para a Nave do Piso 1 que voltou a estar reservada para o espaço Tasquinhas Fun Park, uma área de diversão com um conjunto de divertimentos para todas as idades, mas com o foco principal a estar nos nossos visitantes mais novos e que mais uma vez se saldou num grande sucesso.

PRÉMIOS "MELHOR PRATO" E "MELHOR TASQUINHA"

O Ensopado de Borrego à "Manel das Burras", do CRC Assentiz, foi o melhor prato das Tasquinhas 2024. Na eleição feita no segundo dia do evento o segundo lugar foi para o ACRD de Vale Marinhas, com o Mangusto com Bacalhau, e o terceiro lugar para o Ensopado de Enguias da Associação de Melhoramentos de São Sebastião.

E no último dia das Tasquinhas chega sempre a tão aguardada entrega do “Prémio Melhor Tasquinha”, este ano a grande vencedor foi o Centro Recreativo e Cultural de Assentiz, que já tinha vencido também o prémio “Melhor Prato”, ficando a Associação de Melhoramentos de São Sebastião em segundo lugar e a Fábrica da Igreja de Asseiceira em terceiro.

Uma entrega que, tal como o prémio de “Melhor Prato”, teve lugar no átrio central do Certame e quem contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, dos membros do seu executivo, Lopes Candoso, Leonor Fragoso, Miguel Santos e Carla Dias, e dos representantes de todas as Tasquinhas presentes no certame.

Estaremos de volta em 2025, para mais uma grande edição!