sexta-feira, 01-03-2024.

Estão abertas as candidaturas para a Gala Empresarial 2024

A Gala Empresarial, visa reconhecer, valorizar e celebrar a excelência, a tenacidade e a visão dos atores cruciais da nossa economia, bem como destacar as trajetórias notáveis, as práticas inovadoras e os sucessos alcançados por empresas, empresários e empreendedores que, com seu esforço e dedicação, contribuem de forma significativa para o crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade do nosso concelho.

Não será apenas uma ocasião para honrar os líderes empresariais que se destacaram ao longo do ano, mas também uma oportunidade para refletir sobre o papel do setor empresarial na sociedade, através de um momento de partilha e  aprendizagem, inspirando a nova geração de empreendedores a perseguir seus sonhos com paixão, determinação e integridade, enquanto se esforçam para fazer a diferença no mundo dos negócios e na sociedade como um todo.

Candidaturas

Período para a apresentação de proposta e candidaturas: entre 1 de março e 15 de abril

Data da Gala Empresarial 2024: 29 de maio (local a definir)

Objetivo dos galardões a atribuir na Gala

A distinção atribuída às entidades empresariais que promovam o desenvolvimento socioeconómico sustentável do concelho é denominada por Galardão Empresarial.

A atribuição dos galardões visa premiar as empresas, empreendedores e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do concelho de Rio Maior, através da criação de riqueza, valor e emprego, e que se destaquem, pela sua ação empresarial, nas áreas da inovação, capacidade empreendedora e internacionalização, consolidando, deste modo, a sua sustentabilidade socioeconómica.

O galardão a atribuir assume uma forma simbólica de reconhecimento do mérito e do contributo das empresas, empresários e empreendedores no desenvolvimento empresarial concelhio, sendo constituído por um troféu/estátua, da responsabilidade da Câmara Municipal, a atribuir ao vencedor de cada categoria.

Descrição das categorias

1.       Empreendedorismo

A atribuir ao empreendedor que mais se tenha destacado, quer em participação em concursos de ideias, quer na sua atividade profissional.

2.       Startup do ano

A atribuir à Startup que mais se tenha destacado, tendo em conta a ideia, a inovação, o modelo de negócios e o seu potencial.

3.       Jovem Empresário

A atribuir ao jovem empresário que mais se tenha destacado pela sua dinâmica empresarial, nomeadamente pelo volume de negócios e/ou postos de trabalho.

Considera-se jovem empresário, o empresário com idade até aos 40 anos, de acordo com a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários).

4.       Sustentabilidade ambiental

A atribuir à empresa / empresário que se tenha destacado pela sua atuação na defesa e promoção da sustentabilidade ambiental, quer pelas suas políticas, investimentos, ou apoios a outras organizações.

5.       Inclusão social

A atribuir à empresa / empresário, que se tenha destacado pela sua atuação na defesa da inclusão social, seja pelas suas políticas, nomeadamente na criação de postos de trabalho, investimentos ou apoio a outras organizações.

6.       Mulher empresária

A atribuir à mulher empresária / empreendedora que se tenha destacado pela sua dinâmica empresarial, nomeadamente pelo crescimento do volume de negócios e/ou dos postos de trabalho.

7.       Empresa exportadora

A atribuir à empresa, que tenha apresentado a maior variação nas exportações, face ao ano anterior, de acordo com a última prestação de contas disponível.

8.       Dinâmica Empresarial

A atribuir à empresa que no último ano económico, com contas aprovadas, mais se tenha destacado pela evolução positiva, face ao ano anterior, nos seguintes indicadores económicos:

- Maior variação positiva no volume de negócios;

- Maior variação positiva no número de postos de trabalho criados.

9.       Empresa Investidora

A atribuir à empresa com maior investimento no concelho, de acordo com a última prestação de contas disponível.

10.   Empresas PME Líder

A atribuir a todas as empresas com sede no concelho de Rio Maior que tenham obtido o selo de reputação “PME Líder” à data de 31 de dezembro do ano anterior. Estes selos foram criados pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais, sendo atribuídos em parceria com um conjunto alargado de parceiros, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

11.   Empresas PME Excelência

A atribuir a todas as empresas com sede no concelho de Rio Maior que tenham obtido o selo de reputação “PME Excelência”, à data de 31 de dezembro do ano anterior. Estes selos foram criados pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores, sendo atribuídos em parceria com um conjunto alargado de parceiros, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

12.   Homenagem Carreira Empresarial

A atribuir ao empresário(a) que se destacou como referência em termos empresarias ao longo da sua vida, entre os seus pares e na comunidade, tendo contribuído ao longo dos anos para consolidar a imagem de excelência do concelho.

Fazer descarga de anexos: