terça-feira, 07-11-2023.

Rio Maior assinalou os 187 anos de elevação a Concelho

Rio Maior comemorou o seu Feriado Municipal - 6 de Novembro com um conjunto de iniciativas que se estenderam ao longo de todo o fim de semana e na segunda feira, 6 de novembro.

Um programa cheio e diversificado, com o natural destaque a ir para as Cerimónias Oficiais do Feriado Municipal que se iniciaram logo pela manhã com o Hastear da Bandeira, que mais uma vez contou com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior e do Agrupamento de Escuteiros de Rio Maior, e este ano também com uma representação dos Escuteiros de São João da Ribeira, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa, no Cineteatro Municipal, que voltou a contar com presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e do presidente da Assembleia Municipal daquele concelho “irmão”, e onde se homenagearam aqueles que, pelo seu mérito, se distinguiram na sua área de intervenção e assim se tornam credores de respeito e admiração da comunidade riomaiorense.

Este ano os homenageados, propostos pelo Executivo liderado por Filipe Santana Dias, foram as empresas riomaiorenses Dinazoo e Inter-Churrasco, e, a título póstumo, a sanjoanense Nazaré Varela, todos com a Medalha Municipal de Mérito - Grau Prata (ver distinções em anexo).

Também os colaboradores da Câmara Municipal e da Desmor que se aposentaram em 2022, ou completaram 30 anos de serviço, foram alvo de distinção nesta cerimónia, recebendo um Diploma de Serviço Público.

A animação musical da cerimónia esteve a cargo de Paulo Montez, Andreia Coelho e Mariana Liu.

Após a Sessão Solene teve lugar a habitual romagem para deposição de coroa de flores no Obelisco do Centenário, no monumento aos Combatentes, e homenagem a S. Nuno de Santa Maria, com a participação dos Escuteiros, completando-se a manhã de Cerimónias Oficiais com a realização de uma Missa Solene por alma dos riomaioresenses falecidos, que contou com a presença do Bispo de Santarém, D. José Traquina.

Destaque ainda para mais uma edição do Encontro Sénior do Concelho de Rio Maior, um evento que teve lugar no domingo e que voltou a juntar mais de um milhar de idosos, vindos de todas as Freguesias do nosso Concelho para um almoço convívio no Pavilhão Multiusos.

Com o mau tempo do dia de sábado a cancelar a iniciativa “Atividades Desportivas em Família”, o programa das Comemorações deste ano contou ainda com a inauguração de uma exposição do cartoonista riomaiorense António Maia, que estará patente na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 18 de novembro, com a realização da XX Gala de Acordeão Eugénia Lima, que voltou a trazer os melhores do acordeão ao Cineteatro Municipal, e, a terminar os três dias de iniciativas a dupla de atores Joaquim Monchique e Maria Rueff trouxe ao palco do Cineteatro Municipal a peça “Lar Doce Lar”, fechando da melhor maneira, e com muito humor, as Comemorações de mais um Feriado Municipal.

Fazer descarga de anexos: