quinta-feira, 02-02-2017.

Desemprego em Rio Maior é dos mais baixos de sempre

Os números do desemprego em Rio Maior apontam para um total de 483 desempregados, o que corresponde a uma taxa de desemprego de 4,83% no concelho, uma das mais baixas de toda a região e das mais baixas alguma vez verificados no concelho.

Os dados são de Dezembro de 2016, os últimos disponibilizados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, e esta reduzida taxa de desemprego foi utilizada como exemplo pelo diretor do Centro de Emprego de Santarém, Renato Bento, em reunião do plenário do Conselho Local de Ação Social de Rio Maior (CLAS), num momento que aproveitou elencar as diversas medidas tomadas pelo governo nesta área e para elogiar o trabalho de todos os integrantes da rede, da Câmara Municipal às diversas associações e organismos representados, nesta área do combate ao desemprego, bem como os empresários e empreendedores locais.

Segundo os dados do IEFP, do total de 483 desempregados cerca de 62% são de curta duração, inscritos há menos de 1 ano, salientando-se ainda o facto de 36 dos inscritos estarem em situação de busca do 1º emprego.

Nesta reunião do plenário do CLAS foi ainda decidido manter a Conferência de Santo António da Sociedade de S. Vicente de Paulo como entidade gestora do Fundo Municipal de Emergência Social, um mecanismo criado pela Câmara Municipal para ocorrer de imediato a situações de real necessidade de intervenção na área social, que está previsto e cabimentado no orçamento municipal com uma verba de 15,000€.