quinta-feira, 16-04-2015.

Rio Maior recebeu Concurso Nacional de Leitura

Rio Maior recebeu, no passado dia 14 de abril, a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura 2014/2015, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, direccionada para alunos do 3º Ciclo e Secundário, que visa estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral.

As provas, realizadas no Cineteatro Municipal e na Biblioteca Municipal Laureano Santos, onde também decorreu a sessão de boas vindas, com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Rio Maior, Ana Figueiredo, trouxeram até Rio Maior 131 alunos vindos de 32 escolas de todo o distrito.

Após a realização de uma prova escrita, na Biblioteca Municipal, os alunos dirigiram-se ao Cineteatro Municipal onde decorreram os restantes momentos desta iniciativa preparada segundo um conceito de concurso-espectáculo/convívio em torno da leitura. Os cinco melhores alunos de cada categoria (3º Ciclo e Secundário) na prova escrita subiram ao palco do Cineteatro para disputarem a vitória no Concurso numa prova oral dividida em duas partes, uma de leitura e outra de defesa de um tema previamente sorteado.

No final o júri composto pelo encenador Rui Germano, a directora da Biblioteca Municipal Laureano Santos, Carla Barata e pelo escritor Nuno Matos Valente escolheu como vencedora do 3º Ciclo a aluna da Escola Básica de Minde, Carolina Moringa da Silva seguida por Matilde Seed Senos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, de Santarém e Sílvia Silva da Escola Básica Dr. Ruy de Andrade, do Entroncamento. No Ensino Secundário a vitória sorriu a Maria Teresa Parreira, da Escola Secundária de Coruche, no segundo lugar classificou-se Luís Morais da Escola Secundária de Santa Maria do Olival, em Tomar e Ana Isabel Paiva, da Escola Básica e Secundária de Ourém foi a terceira classificada. Os primeiros classificados de cada escalão conquistaram o direito a disputar a Fase Nacional.

Pelo meio ainda houve tempo para um espectáculo de stand-up protagonizado pelo actor/apresentador Artur Marques, para a actuação dos artistas riomaiorenses Regina Filipe e Bernardo Martins e para um animado lanche servido na praça em frente ao Cineteatro Municipal.

A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, que tal como a vereadora da Educação, Ana Figueiredo, marcou presença na sessão do Cineteatro e na entrega de prémios, deu as boas vindas a todos os alunos e professores que se deslocaram a Rio Maior destacando a importância deste Concurso na criação de hábitos de leitura nos jovens.

Esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura teve o apoio da Câmara Municipal de Rio Maior, nesta fase Distrital, e tem como parceiros a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede das Bibliotecas Escolares, o Instituto da Cooperação e da Língua – Camões e a RTP.