terça-feira, 31-03-2015.

Último trabalho discográfico de Eugénia Lima apresentado em Rio Maior

O Cineteatro Municipal de Rio Maior, foi palco, no passado domingo, do espectáculo de apresentação do último trabalho discográfico da acordeonista Eugénia Lima. Um espectáculo integrado no programa da visita de D. Duarte Pio a Rio Maior que contou com outros momentos de homenagem à artista ao longo do dia.

Durante a manhã, D. Duarte participou numa romagem ao Cemitério Municipal, onde, acompanhado pela presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, colocou uma coroa de flores no túmulo da acordeonista, seguindo daí para a Igreja Paroquial onde assistiu à Missa de Domingo de Ramos.

Após um almoço convívio no restaurante Fortaleza teve lugar a cerimónia de reinauguração do renovado espaço museológico “O Recanto Eugénia Lima”, no Alto da Serra, que contou com a presença do Duque de Bragança, D. Duarte Pio, da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, dos vereadores Lopes Candoso e Ana Figueiredo, do Padre Manuel Mota, do presidente da direcção do Instituto "Eugénia de Jesus Lima, Rainha do Acordeão", António do Coito, da presidente da Assembleia Geral, Maria da Conceição do Coito e do Conservador/produtor executivo, Carlos Evaristo, para além de muitos amigos e admiradores que não quiseram faltar a mais esta homenagem.

Já de regresso à cidade de Rio Maior, tempo ainda para uma paragem no Jardim Eugénia Lima para a deposição de uma coroa de flores, a que se seguiu o espetáculo "Nem 8, nem 80" que também dá nome ao último trabalho discográfico da artista, lançado agora pela sua editora de sempre, a Valentim de Carvalho. Um espectáculo intenso e biográfico de amigos para amigos daquela que era considerada a Rainha do Acordeão. Pelo palco passaram, ao longo de mais de 3 horas, muitos amigos e artistas, com destaque para a presença do mestre acordeonista e seu grande amigo, Tino Costa, que relembraram a artista e a sua obra musical com saudade e emoção.