terça-feira, 03-03-2015.

Aniversário do poeta Ruy Belo assinalado com Roteiro Turístico Cultural

No passado dia 27 de Fevereiro a Câmara Municipal de Rio Maior, em colaboração com a União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, preparou uma série de iniciativas de modo a assinalar o 82º aniversário do nascimento do poeta Ruy Belo.

S. João da Ribeira, a aldeia do concelho de Rio Maior onde nasceu e cresceu o poeta, foi o local escolhido para a apresentação do Roteiro Turístico Cultural Ruy Belo, um percurso que pretende mostrar aos visitantes diversos locais ligados à sua vida e memória.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Carlos Frazão e os vereadores Lopes Candoso e Ana Figueiredo estiveram entre os convidados para esta visita inaugural, assim como a viúva do poeta, Teresa Belo, o filho Duarte Belo e alguns elementos do executivo da Junta de Freguesia local.

Presentes estiveram ainda Luís Vinagre e um grupo de alunos da Escola Secundária de Rio Maior que leram poemas alusivos a cada ponto de paragem. Tendo a conterrânea e colega de carteira de Ruy Belo, Nazaré Varela, deliciado os participantes na visita, com relatos, na primeira pessoa, de histórias passadas na infância e juventude do poeta em cada um dos locais visitados em S. João da Ribeira.

Com início na casa do poeta em S. João da Ribeira e final na Casa Senhorial, em Rio Maior, o Roteiro passa pelo Museu Rural de São João da Ribeira, Igreja de São João da Ribeira, junta de Freguesia local e o Centro Escolar Poeta Ruy Belo. Este percurso contará a história de Ruy Belo, estando em cada ponto devidamente sinalizado com informação relativa a cada local.

Também, e até ao próximo dia 8, a Feira das Tasquinhas de Rio Maior contará com uma exposição alusiva a este Roteiro Turístico Cultural e evocativa da memória e obra de Ruy Belo, patente no espaço de exposição do Município de Rio Maior, no 1º andar do Pavilhão Multiusos.

A data está ainda a ser assinalada com uma faixa evocativa na fachada do edifício dos Paços do Concelho.