terça-feira, 11-11-2014.

Rio Maior comemorou Feriado Municipal

Rio Maior assinalou no passado dia 6 de Novembro o 178.º aniversário da elevação a concelho. Para comemorar mais um aniversário a Câmara Municipal de Rio Maior elaborou um conjunto de iniciativas que tiveram início a 5 de Novembro, com o Cineteatro a receber um concerto com o tenor português Filipe de Moura e a sua Big Band.

A manhã do dia 6 começou com o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, seguindo-se a inauguração de duas exposições fotográficas, uma na Loja do Cidadão com imagens de Rio Maior no início do Séc. XX, e outra no edifício dos Paços do Concelho intitulada “Memórias do Desporto em Rio Maior 1930-1980”.

Seguiu-se a Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal, no auditório municipal, que contou com as intervenções da presidente da Câmara Municipal e do secretário da Assembleia Municipal, Carlos Neto, em representação do Presidente da Assembleia Municipal, António Arribança, ausente por motivos profissionais. Perante um Auditório Municipal repleto, Isaura Morais começou por saudar todos os presentes neste dia tão especial para o Concelho de Rio Maior e lembrar que “o 6 de Novembro não é uma mera data para cumprir rituais. O 6 de Novembro deve permitir-nos refletir, enquanto comunidade, sobre os tempos em que vivemos, sobre as nossas prioridades, sobre as nossas necessidades”, prometendo ainda “rigor na gestão, qualidade dos serviços, aproveitamento de todos os fundos comunitários disponíveis que se destinem a satisfazer necessidades das populações e do concelho, redução do endividamento municipal e promoção da atratividade do concelho, a nível empresarial, residencial e turístico”.

Seguiu-se a entrega de diplomas aos funcionários da autarquia que se aposentaram no ano 2013 e também a atribuição das medalhas de mérito de grau prata “Honra do Município”, a António dos Santos Almeida, Carlos Alberto Higgs Madeira, Francisco Manuel Lopes da Cruz, Maria Nazaré Piedade Martins Constantino, Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, Luís António Conceição Peralta, José Manuel Madeira da Silva Rodrigues e Yahima Ramirez.

Seguidamente, no Jardim Municipal, a presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais, e o vice-presidente, Carlos Frazão colocaram uma coroa de flores no Obelisco Comemorativo do 1.º Centenário do Concelho de Rio Maior e  seguidamente depuseram coroas de flores no monumento ao Beato Nuno de Santa Maria, pelo Agrupamento de Escuteiros 403 de Rio Maior e pela direção da Liga dos Combatentes.

Seguiu-se uma missa solene na Igreja Paroquial, em memória dos riomaiorenses falecidos, prosseguindo as comemorações com a realização do XIX Encontro de Idosos do Concelho de Rio Maior que juntou 1300 seniores num almoço convívio no Pavilhão Multiusos.

Durante a tarde teve lugar uma visita às recentemente terminadas obras de ampliação e remodelação do Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, momento que ficou assinalado pelo descerrar de uma placa comemorativa, tendo a comitiva e convidados descerrado posteriormente mais 2 placas evocativas do finalizar das obras de requalificação e beneficiação de troços rodoviários no concelho, cuja 4ª fase terminou recentemente, e que tiveram oportunidade de conhecer numa curta visita antes de se dirigir aos Casais Monizes para inaugurar a requalificada Rotunda de São Sebastião, obra central das recentemente realizadas em torno dos acessos a um dos pontos mais a norte do concelho.

As comemorações do feriado municipal de Rio Maior terminaram no sábado, 8 de Novembro, com a realização, no Cineteatro Municipal, da XIV Gala de Acordeão Eugénia Lima, que contou com a participação especial do fadista António Pinto Basto, acompanhado por alguns dos melhores acordeonistas nacionais, e que durante 4 horas recordaram a memória da Diva do Acordeão, recentemente falecida, perante uma plateia repleta e bastante participativa na cerimónia.