segunda-feira, 27-10-2014.

Palmeiras com bons sinais de recuperação

Teve lugar na passada sexta-feira, novamente com o auxílio da auto escada dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, mais uma análise e limpeza de folhas mortas às palmeiras da Rua Almirante Cândido dos Reis, após ter sido detectada a existência do escaravelho vermelho nas 3 palmeiras existentes naquela rua.

Com duas das palmeiras a salvo, registou-se, nesta terceira análise, que a palmeira mais afectada apresenta uma recuperação perfeita na zona da coroa registando-se o aparecimento de folhas novas e não se tendo observado larvas ou casulos. Foram ainda removidas da copa todas as folhas que apresentavam sinais de podridão e vestígios da presença do escaravelho vermelho.

Recorde-se que após o escaravelho vermelho ter sido detectado pelos serviços da Câmara Municipal de Rio Maior, no passado mês de Março, durante uma operação de limpeza, foi de imediato posto em prática um plano de tratamentos acordado entre os serviços técnicos da Câmara Municipal empresa responsável pela manutenção dos espaços verdes.

O escaravelho vermelho (rhynchophorus ferrugineus), também conhecido por escaravelho da palmeira, que tem destruído palmeiras em vários pontos do país e que agora ameaça as palmeiras da cidade, é originário da Ásia e foi detectado em Espanha no ano de 1996 possivelmente introduzido através de palmeiras importadas do Egito, tendo posteriormente sido assinalada a sua presença em quase todos os países da bacia mediterrânica.

Em Portugal foi assinalado pela primeira vez em 2007, no Algarve e desde essa data tem tomado conta de todo o território nacional tendo sido identificado de norte a sul do País.

Todos os possuidores de palmeiras, num raio de 5 kms dos espécimes afectados, que apresentem sinais da presença da praga, devem obrigatoriamente, informar o Município da sua existência e iniciar um ciclo de tratamentos, ou mesmo o abate, caso o nível de afetação seja elevado.