sexta-feira, 10-10-2014.

Universidade Sénior de Rio Maior iniciou ano lectivo

A Universidade Sénior de Rio Maior deu início ano lectivo de 2014/2015 com uma Sessão Solene, realizada no passado dia 8 de Outubro, no Cine Teatro Municipal.

A cerimónia, apresentada pela directora da Universidade Sénior, Eugénia Reis, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, que desejou um bom ano lectivo a todos os alunos, professores e funcionários e destacou o sucesso desta parceria entre a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior. Uma parceria que teve início em 2007 com a criação da Universidade tendo começado a funcionar em 2008 com 45 alunos. Hoje, passado 8 anos, conta com mais de 200 alunos e 46 professores, todos voluntários.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Rio Maior, Ana Figueiredo, também marcou presença na Sessão Solene assim como o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, João Castro e o Vice-Provedor Rui Andrade. O Provedor João Castro congratulou-se com o excelente resultado desta parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior e destacou o facto de mais de 70 por cento dos alunos serem do sexo feminino, aproveitando o momento para fazer um breve resumo da história da mulher no ensino universitário em Portugal.

Coube ao Vice-Provedor, Rui Andrade, a apresentação do orador convidado, o professor, historiador e investigador scalabitano, Martinho Vicente Rodrigues.

Martinho Vicente Rodrigues agradeceu as palavras dos seus amigos riomaiorenses e o convite a si endereçado lembrando que também ele esteve ligado ao ensino em Rio Maior, nos anos 80, como professor na Escola Secundária de Rio Maior, onde acabaria por conhecer a sua esposa, que fez questão do acompanhar neste regresso a Rio Maior. De seguida o historiador abordou o tema “Rio Maior na História – Desenvolvimento Humano e Responsabilidade”, dando desta forma início formal ao novo ano lectivo dos muitos seniores que marcaram presença no Cineteatro Municipal.

A música também não podia deixar de marcar presença no evento, cabendo desta vez a uma jovem, a cantora riomaiorense Regina Filipe, abrir a cerimónia, sendo o encerramento feito com a actuação das turmas de guitarra e cavaquinho da Universidade Sénior de Rio Maior que aproveitaram a ocasião para homenagear o seu professor e ensaiador, Francisco Ramos, que parte este ano para outros projectos profissionais.