terça-feira, 07-10-2014.

ReAnima - Projeto de Cultura Participativa do Concelho de Rio Maior

O associativismo cultural riomaiorense tem ao longo dos anos vindo a incrementar um trabalho meritório no desenvolvimento do território e de suas gentes, sendo responsável pela construção de solidariedades e assumindo um papel muito relevante ao nível cultural, social e educacional.

Numa sociedade cada vez mais carente de valores, o associativismo é um pilar fundamental para estruturar localmente a sociedade. O movimento associativo cultural enfrenta, no entanto, algumas dificuldades quer de ordem financeira quer de ordem organizativa e de captação de apoios.

Após a auscultação das associações culturais do concelho de Rio Maior, a Câmara Municipal lançou o “ReAnima - Projeto de Cultura Participativa do Concelho de Rio Maior”, com a colaboração da Associação Atuaação, tendo realizado 2 sessões de trabalho descentralizadas nas localidades de Assentiz e Arco da Memória, nos meses de setembro e outubro, onde trabalhou, em conjunto com os dirigentes de 26 associações locais, temas como: Prioridades Culturais, Descentralização Cultural, Planificação Cultural e Apoios Financeiros e Técnicos.

Estas sessões descentralizadas visaram não pensar quais os problemas reais que o associativismo cultural riomaiorense vive, mas também encontrar em conjunto possíveis soluções criativas, de forma a melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

O projeto “ReAnima” termina com uma atividade que envolverá todas as associações participantes, no próximo dia 25 de Outubro, no Cineteatro Municipal.