terça-feira, 30-09-2014.

Juventude em debate no Centro de Negócios de Rio Maior

O Centro de Negócios de Rio Maior, recebeu, na passada sexta-feira, 26 de Setembro, o workshop “Que novos percursos de integração social”, uma organização da “Fajudis” e da Câmara Municipal de Rio Maior com parceria do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior que juntou cerca de 80 jovens em idade escolar.

A acção, inserida no projecto “Percursos para a Mudança”, contou com a presença do vereador da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior, Lopes Candoso, das técnicas da "Fajudis", Catarina Cabaço e Susana Oliveira e de Ana Martinho, da "Animar".

Na abertura da sessão o vereador Lopes Candoso deu as boas vindas aos participantes congratulando-se com a escolha de Rio Maior, por parte da Fajudis, para a realização desta acção, tendo feito de seguida uma apresentação das Políticas Municipais de Juventude no Concelho de Rio Maior, das acções levadas a cabo durante o ano de 2014 e de novos projectos para apoio dos jovens e das associações juvenis do concelho.

Após apresentar a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém e das suas áreas de intervenção, Catarina Cabaço falou das Políticas Públicas para a Juventude dando a conhecer os novos programas de apoio aos jovens e ao associativismo juvenil, com destaque para o novo Programa Erasmus +.

A segunda parte da sessão foi dedicada ao trabalho em equipa. Os jovens participantes foram divididos em 8 grupos onde, acompanhados por um coordenador, foram convidados ao debate sobre 3 questões relacionadas com o ser jovem e os seus problemas. A iniciativa terminou com a apresentação das conclusões do trabalho de grupo e um debate conjunto acerca das políticas públicas de juventude.

Extra programa a iniciativa recebeu ainda a visita da técnica Ana Martinho, da “Animar”, que aproveitou para vir apresentar a “Manifesta 2014”, uma feira/festa dedicada ao desenvolvimento local a realizar em Santarém de 9 a 11 de Outubro.