quinta-feira, 15-05-2014.

Jornadas Profissionais da EPRM decorreram esta semana

A Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) realizou entre os dias 13 e 15 de Maio as suas XXI Jornadas Profissionais, com a sessão de abertura a ter lugar no Cineteatro Municipal, numa cerimónia presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

Na mesa de honra sentaram-se também Luciano Vitorino, Diretor Pedagógico da EPRM, Lopes Candoso, Presidente do Conselho de Gerência da EPRM, Adelino Bernardes, Presidente da Associação de Produtores Agrícolas, Bentes da Silva, Director Financeiro da EPRM, Sérgio Gonçalves, Presidente da Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior, e Francisco Oliveira, Presidente da Associação de Estudantes da EPRM.

Luciano Vitorino abriu oficialmente as Jornadas Profissionais começando por agradecer o empenho de “todos aqueles que, ao longo de muitos e muitos anos, têm colaborado com a EPRM” e fazendo uma  breve caracterização do sucesso da escola ao longo dos seus quase 22 anos de existência.

Foram de seguida entregues aos alunos dos cursos de Eletrónica, Transportes, Manutenção Industrial e Frio os Prémios de Mérito, sendo que os primeiros classificados receberam 200 euros, os segundos 100 euros e os terceiros 50 euros.

No curso de Eletrónica o vencedor foi João Esteves, em 2.º ficou Eusébio Almeida e em 3.ºs Diogo Rodrigues, Pedro Constantino e Ricardo Pereira.

No curso de Transportes a vencedora foi a Miriam, em 2.º ficou Carlos Nogueira e em 3.ºs Ana Filipa Silva, Diogo Martins e Pedro Costa.

Por sua vez no curso de Manutenção Industrial em 1.º ficou Francisco Oliveira, em 2.º Daniel Fernandes e em 3.ºs João Miguel, Bruno Carvalho e Miguel Sabino.

Por fim, no curso de Frio o vencedor foi Pedro Santos, em 2.º ficou Hugo Luís e em 3.ºs Bruno Palma, Diogo Salvador e Daniel Lopes.

Voltando aos discursos o Presidente do Conselho de Gerência da EPRM, Lopes Candoso, destacou que “esta é uma escola que se preocupa em dar novas oportunidades aos seus alunos, nomeadamente a nível internacional”, o Presidente da Associação de Estudantes, Francisco Oliveira, “pediu aos alunos para que se empenhem ao máximo para que obtenham um bom futuro profissional” e Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, frisou que “esta escola sempre soube estar na linha da frente, estabelecendo parcerias com as melhores empresas para obter resultados de excelência. Escolas como esta vão ter um papel fundamental no combate ao desemprego, pois estes jovens saem daqui preparados para entrar no mercado de trabalho”, destacou a autarcaPara finalizar, Isaura Morais, pediu ao Secretário de Estado para que “defenda as Escolas Profissionais”.

A encerrar esta sessão usou da palavra o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional que afirmou esperar muito desta geração de jovens: “A minha esperança é que vocês consigam fazer melhor pelo nosso país do que a minha geração fez. “ Na sua intervenção, Manuel Castro Almeida, salientou ainda que “as Escolas Profissionais têm futuro se quiserem. Para mim o critério é muito simples: As que tiverem mérito devem continuar e as que não tiverem devem cair.”

A comitiva teve ainda a oportunidade de visitar as instalações da escola e ficar a conhecer os trabalhos expostos , realizados pelos alunos no decorrer das suas Provas de Aptidão Profissional.

No dia de encerramento destas atividades o Cineteatro Municipal foi palco da sessão “Open Minds”. Numa sala com lotação esgotada e que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, do vereador Lopes Candoso e do diretor da EPRM, Luciano Vitorino, a sessão iniciou-se com uma videoconferência com alunos da EPRM que neste momento se encontram em Paris integrados no Projeto IMOBY. Numa conversa via web com o director da escola os jovens puderam falar da experiência que estão a viver por terras francesas em conjunto com alunos de outros países da Europa.

De seguida, Inês Sequeira deu início a uma animada conversa/debate, com os convidados David Antunes, músico e entertainer e com os animadores de rádio, André Silva e Ana Leão, da Hiper FM. Numa conversa descontraída os convidados falaram das suas experiências profissionais, dos seus sonhos, na necessidade de trabalhar para atingir os objetivos, desafiaram o público a intervir e até a presidente da Câmara acabou por ser convidada de última hora acabando a ser entrevistada pelos animados convidados. A sessão não acabou sem um dos alunos presentes na sala ir a palco fazer um divertido pedido de casamento à sua professora de matemática. A resposta foi um não, a nota logo se !