quarta-feira, 14-05-2014.

Condes e Marqueses de Rio Maior na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Rio Maior foi palco, no passado sábado, da apresentação do livro, “Saldanhas, Condes e Marqueses de Rio Maior” da autoria de Martinho Vicente Rodrigues, obra publicada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

O lançamento do livro contou com a presença da presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, que também encerrou a sessão, de João Vicente de Saldanha Oliveira e Sousa, Marquês de Rio Maior, e do autor da obra. Após a intervenção de João Vicente de Saldanha Oliveira e Sousa, que se mostrou muito honrado pelo convite feito pela presidente da Câmara Municipal para a apresentação do livro em Rio Maior e agradado pela presença de muitos familiares e amigos na iniciativa, coube ao autor da obra, Martinho Vicente Rodrigues a sua apresentação.

Com este trabalho de investigação o autor pretende demonstrar que “Os Saldanhas deixaram marcas, no espaço de doze séculos, na História de Espanha e Portugal. O historiador quis quebrar o silêncio da função, de uma das Casas mais antigas de Portugal, a dos Condes de Rio Maior, que tiveram o seu berço em Saldanha (Espanha) no século VIII, e chegaram a Santarém no tempo de D. Afonso V.”

O livro apresenta no I Capítulo, a origem dos Saldanhas, na encruzilhada entre História e Lenda dos Condes de Saldanha, distinguindo, como primeiro protagonista, Bernardo del Cárpio. A obra expõe ainda os mares, guerras, revoluções e serviços de Estado, até ao Século XXI.