terça-feira, 29-04-2014.

Rio Maior comemorou "Sons e Cores de Abril"

O passado dia 25 de Abril foi comemorado, em Rio Maior, com um conjunto de iniciativas levadas a cabo pela Câmara Municipal de Rio Maior, entre as quais o lançamento de um livro, edição da autarquia riomaiorense, com a história de todos os Presidentes de Câmara do concelho no período 1910-1974.

Foi também apresentada aos convidados a Sala do Município, que a partir de agora passa a mostrar a história das mais importantes obras realizadas no concelhos nos últimos 40 anos, bem como a Galeria dos Presidentes de Câmara de Rio Maior que passará a recordar, na sala de sessões do município, todos aqueles que dirigiram os destinos do concelho.

Seguiu-se posteriormente a Sessão solene comemorativa do evento, marcada pelos discursos das várias forças politicas representadas na Assembleia Municipal que, a meio da sessão foram surpreendidas com uma “Flash Mob”, iniciativa da Universidade Sénior de Rio Maior com o apoio da Escola Superior de Desporto de Rio Maior que, ao som de Tonicha e do seu “Portugal Ressuscitado”, surpreendeu todos os presentes e arrancou os aplausos da sala.

No seu discurso de encerramento Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, apelou à participação de todos na vida pública e politica como uma das formas de continuar a promover os desígnios de Abril, e lembrou também o papel de Rio Maior nos tempos conturbados pós Revolução, onde se tornou conhecida a “Moca de Rio Maior”, “algo que ficará para sempre na nossa história enquanto comunidade, embora as ações que levaram a essa designação possam, no olhar distante da história, não ter sido as mais corretas.”, disse.

As cerimónias terminaram com uma homenagem à recentemente falecida acordeonista Eugénia Lima, com o descerramento de uma placa evocativa e a colocação de uma coroa de flores no jardim com o seu nome, na Av. Paulo VI próximo do local onde sempre viveu desde que escolheu a cidade de Rio Maior como sua residência. Após a evocação da sua memória e do muito que deu a Rio Maior por Isaura Morais, a cerimónia encerrou com o tenor Filipe de Moura a interpretar “Con Te Partiro” de Andrea Bocceli em homenagem a Eugénia Lima.

Veja as fotos no Facebook do Municipio de Rio Maior

Mídia {youtube}UybOOaJcIpQ{/youtube}