quarta-feira, 15-06-2016.

São Sebastião

A freguesia de São Sebastião localiza-se no quadrante Nordeste do Concelho de Rio Maior e tem uma área total de 1540 ha, com uma população de 523 habitantes (censos de 2011) e uma densidade de 0,34 hab/ha.

Esta confronta em grande parte com freguesias do concelho de Rio Maior. Confronta a Oeste com as freguesias de Alcobertas e Rio Maior, a Sul com Arruda dos Pisões e a Este com Fráguas e outeiro da Cortiçada. Apenas a Norte confronta com a freguesia de Gançaria, pertencente ao concelho de Santarém. A freguesia de S. Sebastião foi criada em 16 de maio de 1984, tendo pertencido anteriormente
à freguesia de Fráguas. A denominação atual desta povoação é bastante recente, substituindo a antiga designação de "Cabos".

É uma freguesia, em que agricultura é predominante, nomeadamente oliveiras e produção de tomate. Do mesmo modo, a pecuária tem igualmente um papel importante na economia local.

O orago da freguesia é S. Sebastião, sendo a sua festa anual em honra do seu padroeiro na primeira semana de julho. O ponto turístico mais importante desta freguesia é a Capela de São Sebastião e tem como lugares principais, o Cabeço do Marco, Casal Dourado, Estanganhola, Lavradio, Repolho e Vale da Fonte. A análise da vida económica local revela que o setor primário continua a desempenhar um
papel importante. Atualmente, ainda são muitas as pessoas que se dedicam à agricultura, sendo as explorações agrícolas caracterizadas por minifúndios (30 %), médias propriedades com rentabilidade (60 %) e grandes propriedades (10 %), destinadas ao cultivo de produtos hortícolas, à produção vinícola e à olivicultura.

A freguesia tem na ER361 a sua principal via de acesso. Esta faz a ligação entre Fráguas e Rio Maior. Complementar a esta, existem as vias CM1301, CM-1301-1, CM1302, CM-1302-1 e EM1303, que garantem o acesso aos aglomerados de São Sebastião, Casais, Repolho e Vale da Fonte.