quarta-feira, 20-06-2012.

"Às terças falamos de...À Descoberta da Mente e o Enigma Humano”

Biblioteca Municipal Laureano Santos de Rio Maior recebeu, no dia 19 de junho, mais uma iniciativa do Ciclo de Conferências “Às terças falamos de…” numa sessão onde foi abordado o tema “À Descoberta da Mente e o Enigma Humano”.
Paulo , professor de Psicologia da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira de Rio Maior, foi o orador desta conferência que contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Sara Fragoso, que deu inicio à sessão com a apresentação do convidado, referindo que a conferência se enquadra igualmente na exposição que se encontra patente na Biblioteca Municipal onde podem ser apreciados trabalhos de psicologia dos alunos de Paulo .
“A mente humana é um enigma. Talvez o maior enigma de todos os tempos” afirmou Sara Fragoso que terminou a sua apresentação lançando a questão: “o que somos e o que estamos aqui a fazer?”. Seguiu-se a palestra que pretendeu fazer a relação entre a descoberta da mente e o próprio enigma humano. Paulo começou por dizer que iria falar de tudo o que nos antecede e das questões existenciais, mas também sobre o que o ser humano pede à ciência que lhe responda relativamente aos seus enigmas e porque é que dentro da nossa espécie somos todos diferentes uns dos outros.
O professor de Psicologia centrou-se em três grandes temas que influenciam o ser humano: na genética, no cérebro e na cultura.