terça-feira, 12-06-2012.

Banda Filarmónica da Vila da Marmeleira comemorou 91.º aniversário

A Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira celebrou no passado dia 9 de Junho o seu 91.º aniversário.
Para assinalar a data, a Banda da Vila da Marmeleira convidou a Sociedade Filarmónica União Lapense, da LapaCartaxo, e em conjunto desfilaram pelas principais ruas da localidade, até ao Largo da República, onde atuaram no coreto
Presente nesta cerimónia esteve a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Sara Fragoso, que assistiu aos concertos das referidas bandas na companhia do Presidente da Junta de Freguesia da Vila da Marmeleira, Edgarde Carriço.
Foi a 1 de Maio de 1921 que a Banda Filarmónica da Vila da Marmeleira se apresentou pela primeira vez em público, sob regência do seu primeiro Maestro, o sempre lembrado, J. Luis Fernandes.
A banda começou com instrumentos em segunda mão, adquiridos em Santarém e Ribeira de Santarém. O fardamento era de cotim: casaco de gola alta, fechada e boné, ornamentados com aplicações a encarnado e amarelo que, pelo realce destas cores, receberam o cognome de os canários.
Nestes 91 anos de existência a Banda Filarmónica teve diversos maestros, estando presente em centenas de concertos e festejos anuais percorrendo milhares de quilómetros, dos quais se destacam o Festival de Bandas Civis em Lagos em Setembro de 1994, o Festival de Condom – França em Maio de 1997, o Encontro de Bandas no Crato em Maio de 2001, o Encontro de Bandas na Marmeleira em Maio de 2001, um concerto no Parlamento Europeu em Bruxelas no dia 19 de Setembro de 2001, o Encontro de Bandas no Bombarral em Outubro de 2001, o Encontro de Bandas no Montijo em Abril de 2002 e o Encontro de Bandas em São Sebastião – Rio Maior.
Desde Janeiro de 2001 a Banda é dirigida pelo Maestro Paulo Garção.