quarta-feira, 23-05-2012.

Universidades Seniores da região Oeste celebraram Ano Europeu do Envelhecimento Ativo

O Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, recebeu no passado dia 18 de Maio, a 1.ª Festa das Universidades Seniores do Oeste, numa tarde em que não faltaram a música, o teatro e a dança.
A iniciativa surgiu no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e contou com as participações das Universidades Seniores da Benedita, Alcobaça, Nazaré, Torres Vedras e Rio Maior. Este evento teve ainda a especial participação do Centro Paroquial Social da Benedita e do GleeClub do Externato Cooperativo da Benedita.
A anteceder o espetáculo, usaram da palavra Natália Serrazina, Diretora da Universidade Sénior da Benedita, Dulce Mota, representante da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade), Alfredo Lopes, Diretor do Externato Cooperativo da Benedita, Paulo Inácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, e Joaquina Madeira, Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.
Perante um auditório completamente lotado, as cinco Universidades Seniores envolvidas neste evento apresentaram os seus momentos artísticos, desde a música à dança, tendo por parte da USRM as disciplinas de canto e de música atuado em simultâneo, interpretando temas populares (O Pirolito, Ao Passar a Ribeirinha e Rio Maior Rio Maior) com arranjos instrumentais do prof. Francisco Ramos.
Da comunidade riomaiorense destacam-se as presenças, nesta tarde festiva, da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Sara Fragoso, da Diretora da USRM, Bernardete Maurício, do Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Andrade e da secretária da Assembleia Municipal, Eugénia Reis.