sexta-feira, 04-05-2012.

Autarquia entrega parcelas das hortas sociais

Numa cerimónia realizada ao final da tarde do dia 25 de Abril, a Câmara Municipal de Rio Maior entregou 31 das 44 parcelas de terreno disponível para cultivo de hortas sociais.
Num terreno, situado junto ao rio Maior e ao estaleiro da Junta de Freguesia, com cerca de 1800 metros quadrados, dividido em 44 parcelas de 40 metros quadrados, o projeto Horta Maior - Hortas Urbanas de Rio Maior visa criar um novo espaço de produção agrícola familiar, onde serão proporcionadas as condições essenciais para a implantação de pequenas hortas.
A Câmara Municipal de Rio Maior pretende a requalificação ambiental e paisagística e proporciona aos utilizadores áreas de lazer e convívio e motivação na melhoria de hábitos de alimentação saudável.
O terreno, em formato de retângulo, dispõe de uma casa de arrumos para guardar material e de uma zona para quem quiser fazer compostagem dos resíduos orgânicos.
O contrato celebrado entre a Câmara e os novos agricultores tem a duração de um ano, podendo ser renovado sucessivamente pelo mesmo período de tempo.
Isaura Morais defende que “este projeto será um contributo para a economia familiar, a promoção de hábitos de consumo sustentáveis e ocupação de tempos livres”.