quinta-feira, 03-05-2012.

Biblioteca Municipal recebeu o Workshop “Literacia na Primeira Infância”

A Biblioteca Municipal Laureano Santos de Rio Maior recebeu, no dia 28 de abril, o Workshop “Literacia na Primeira Infância”, destinado a educadores de infância, professores, psicólogos, animadores, mediadores de leitura, técnicos de educação, pais e outros interessados.
Ao longo deste dia, 25 formandos aprenderam a identificar as potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras do livro infantil para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social e a conhecer metodologias e materiais para a intervenção prática na primeira infância, promovendo a literacia utilizando o livro infantil e a narrativa como mediador da relação, da aprendizagem e do desenvolvimento.
Ana Mourato (Doutoranda em Psicologia da Educação, Mestre em Educação e Leitura, Psicóloga Educacional, Pós graduação em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, e Pós-graduação em Livro infantil) foi a formadora desta ação, onde foram abordados os temas: “Livros desde os 4 meses? Que livros selecionar para uma bebéteca, para o berçário e para a creche?” - Critérios de seleção de livros consoante as etapas desenvolvimentais e os processos de aprendizagem emergentes. Diferentes tipos de livro para a infânciaimportância do corpo de um livro como um todo (suporte, ilustração, texto e grafismo). Contacto prático com diversos suportes de livro infantil; e “Como posso usar um livro junto do (s) bebé (s)? Conto com livro ou sem livro?”- O adulto enquanto mediador da palavra e da leitura internacomunicação verbal e não verbal, técnicas de expressão criativa através do livro. Metodologias de abordagem de um livro para a infância junto do bebé. (Des)construção e construção de contos (contos sem livro) – Metodologias de abordagem de um conto junto do bebéroupa e adereços com histórias, flanelógrafo, mala de contos, contos de colo, sombras de cor.
Os formandos deste Workshop receberam um certificado em “Literacia na primeira infância.