terça-feira, 17-04-2012.

"A Arte Está Aqui" – Exposição de Pintura "Mundos Paralelos" de Jorge Rebelo

No dia 13 de abril foi inaugurada mais uma exposição inserida no projeto cultural “A Arte Está Aqui” promovido pelo Município de Rio Maior, que tem como principio a divulgação de artistas riomaiorenses e respectivas obras a toda a população, através da realização de exposições itinerantes.
A inauguração desta exposição de pintura, intitulada “mundos Paralelos”, decorreu na Casa da Cultura – Cineteatro Municipal de Rio Maior, onde estiveram presentes o artista Jorge Rebelo e a Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, que na companhia de alguns convidados visitaram as obras artísticas patentes neste edifício municipal e na Casa Senhorial D’El Rei D. Miguel.
Jorge Rebelo nasceu a 7 de Novembro de 1952 em Lisboa. Após alguns anos de Liceu ingressou na Escola de Artes Decorativas António Arroio, frequentando até ao 4º Ano o curso de “Pintura Artística e Decorativa” em simultâneo trabalhava no atelier de pintura Augusto Berthollo em Lisboa, no ano de 1977 concorre para entrar na Companhia de Carris de Ferro de Lisboa, na Secção de Pintura Artística e Publicidade, ao fim de nove anos é promovido a “Mestre”, chefiando a Secção de pintura durante 20 anos.
Ao longo dos 40 anos de profissão, aprendeu, coordenou, e ensinou várias técnicas de pintura com vários tipos de materiais, teve aprendizagem para ajudar a impulsionar a serigrafia ainda muito primária nos anos 70/80, fez muitas pinturas de grandes dimensões como; cenários, stands, autocarros e elétricos da Carris etc.
Por considerar a maioria das pinturas publicitárias que os autocarros e elétricos ostentavam autênticas obras de arte, atreve-se a chamar “Arte em Movimento”.
Nos dias que correm dedica-se exclusivamente à pintura de quadros a óleo e acrílico “realismo e surrealismo”.
A mostra, que mistura os diversos imaginários criados pela mão do artista, pode ser visitada no Cineteatro Municipal, na Casa Senhorial D’El Rei D. Miguel e nos Paços do Concelho até ao dia 26 de Maio.
Divulgar os artistas riomaiorenses, democratizar o acesso cultural artístico, dinamizar o comércio local, criar hábitos de visita a exposições artísticas são alguns dos objetivos que a Autarquia pretende atingir com a implementação deste projeto.

Horários:
Cineteatro