quinta-feira, 12-04-2012.

Fiéis acompanharam o Senhor ao Santo Sepulcro

Largas centenas de fiéis acompanharam na Sexta-feira Santa a Procissão do Enterro do Senhor que saiu da Igreja Paroquial de Rio Maior em direção à Igreja da Misericórdia, com passagem pela Av. João Ferreira da Maia, Av. Paulo VI, Rua José Pedro Inês Canadas, Rua 5 de Outubro, Rua de S. Sebastião, Rua Cidade de Santarém, Rua D. Afonso Henriques, Rua Serpa Pinto e Praça do Comércio.
Os riomaiorenses sempre viveram com profunda emoção a dor angustiada da Divina Mãe acompanhando o Seu Extremoso Filho à última morada. Num caminhar cadenciado para o Santo Sepulcro, cada pessoa repensa a sua forma e promete interiormente modifica-la para melhor, seguindo as palavras do Mestre.
Na Igreja da Misericórdia fez-se a habitual meditação a cargo do Rev. Padre Diogo. “Consummatum est” (está tudo consumado) foram as últimas palavras proferidas por Jesus Cristo, crucificado na cruz, dirigindo-se a Deus, seu Pai Celeste. Depois expirou. Com a sua morte confirmavam-se as Escrituras. Estava feito o sacrifício supremo para limpar de pecados a Humanidade.
Para além do muito público que acompanhou a Procissão, realce para a presença da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, do representante da Assembleia Municipal, Carlos Neto, do Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, Luís Filipe Santana Dias, da Associação e Corpo dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, dos Escuteiros e do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes.
A Banda Filarmónica de São Sebastião acompanhou a Procissão interpretando temas adequados a este ato litúrgico.
A Procissão do Enterro do Senhor foi organizada pela Santa Casa da Misericórdia e Paróquia de Rio Maior.