quinta-feira, 12-04-2012.

Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário esteve no Centro Escolar n.º 2

Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, esteve no Centro Escolar n.º 2 de Rio Maior para presidir à cerimónia de formalização da 10ª fase do Programa KidSmart Early Learning da IBM.
Este Projeto contempla a doação de quiosques informáticos com software ludo-educativo integrado, a crianças dos 3 aos 6 anos, que passam a utilizá-los nas suas atividades letivas diárias como apoio às suas tarefas de aprendizagem.
O Protocolo celebrado entre as duas instituições oficializa a oferta, por parte da IBM, de 52 estações de aprendizagem KidSmart-Young ExplorerTM a 51 jardins de infância das regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, três deles doados ao Agrupamento Fernando Casimiro.
A mesa de honra foi composta, para além da Secretária de Estado, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Vicente Dias, pelo Presidente da IBM, António Raposo de Lima, e pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Rio Maior, Sara Fragoso.
Coube a Vicente Dias dar as boas-vindas aos presentes, entre eles o Vereador da Juventude, Nuno Malta, o Presidente da Junta de Freguesia, Luís Filipe Dias, a coordenadora local do Projeto, Cidália Marques, comunidade escolar e representantes de outras instituições de ensino de Rio Maior.
“O nosso Agrupamento já colheu os frutos de uma candidatura: foram-nos atribuídos três estações KidSmart. Duas estão instaladas em salas deste Centro Escolar e outra delas em São Sebastião” informou o diretor, para quem estes equipamentos “muito contribuem para o desenvolvimento intelectual das nossas crianças e acabam por ser um motor de iniciação às novas tecnologias”.
Seguidamente, António Raposo de Lima descreveu o Projeto que, desde 2003, já doou 502 estações de aprendizagem, abrangendo mais de 9.000 crianças em 420 jardins de infância de todo o país.
A Vereadora Sara Fragoso enalteceu a importância do Projeto KidSmart que faz com que “a aprendizagem seja um processo mais entusiasmante e eficaz”. A autarca mostrou-se “gratificada pela escolha da nossa cidade como palco desta assinatura tão importante para a vida e para o desenvolvimento de muitos dos alunos beneficiados. Mas sei que a escolha deste espaço não foi aleatória. Esta escolha surge na sequência do bom trabalho que aqui se tem feito na área das TIC”.
Por fim tomou da palavra a Secretária de Estado afirmando que o Protocolo visa “acrescentar valor à educação” e é um “gesto louvável da IBM”. Isabel Leite salientou o combate à infoexclusão preconizado pelo Projeto que facilita o acesso ao conhecimento e à informação. “É um dever de todos nós permitir que as nossas crianças tenham acesso às Novas Tecnologias” afirmou a Secretária de Estado, ressalvando o papel da comunidade escolar e das autarquias neste processo.
Após as intervenções teve lugar a assinatura do Protocolo referente à 10ª edição do Programa KidSmart Early Learning, entre a Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário e o Presidente da IBM, a que se seguiu uma visita guiada pela responsável do Centro Escolar, Maria José Figueiredo, às instalações deste estabelecimento de ensino.