terça-feira, 27-03-2012.

Alberto Correia apresentou livro de poesia “Este Vício de Viver com Gosto”

Numa sala repleta de familiares e amigos, Alberto Correia apresentou no passado sábado, 24 de março, na Biblioteca Municipal de Rio Maior, o seu primeiro livro de poesia, intitulado “Este Vício de Viver com Gosto”.
Aos 81 anos Alberto Correia cumpre assim o sonho de ver alguns dos seus poemas impressos no papel.
Para além do autor sentaram-se ainda na mesa de honra, o seu filho Jacinto Correia, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Sara Fragoso, o Técnico da Autarquia, Armando Monteiro, e a Professora Manuela Dâmaso, uma das grandes impulsionadoras do lançamento desta obra poética.
Sara Fragoso abriu a sessão dizendo ser “sempre um dia assinalável quando cumprimos um sonho. Ver um livro impresso deve ser um orgulho muito grande, por isso quero dar os parabéns ao Sr. Alberto por ter concretizado este sonho e desejar que este seja o primeiro de vários livros”.
Prosseguindo, a Vereadora salientou que é também muito enriquecedor ver que na nossa terra existem tantos autores e tantas pessoas com este gosto pela escrita e com o prazer de comunicar”.
Seguiu-se a intervenção de Armando Monteiro que frisou ser o título deste livro “Este Vício de Viver com Gosto o que vai no íntimo de Alberto Correia, através da grande força que ele tem de viver e de se cultivar”.
A finalizar, a Prof.ª Manuela Dâmaso fez a apresentação do livro, bem como de todo o seu processo de elaboração e falou também da experiência gratificante de dar aulas na Universidade Sénior de Rio Maior, onde Alberto Correia é aluno, “um dos motivos dessa gratificação é nós vermos que estamos perante pessoas com um percurso de vida preenchido com todas as suas alegrias e tristezas e que nas últimas décadas da sua vida resolvem ouvir o que os professores têm para lhes dizer”
Manuela Dâmaso salientou que este é um momento muito importante na vida do Sr. Alberto, “ele escreve tantos anos, tem milhares de versos em casa e na primeira oportunidade, ou seja quando ganhou coragem, trouxe alguns dos textos para que nós os lêssemos, mostrando desde logo o desejo de ter um livro publicado”.
Um dos momentos altos da tarde deu-se quando o autor declamou um dos poemas retirados deste livro, intitulado “Algo de Importante”.
A sessão terminou com uma sessão de autógrafos e um lanche-convívio, tendo Alberto Correia recebido os parabéns de todos os presentes pelo sonho cumprido de aos 81 anos ver editado o seu primeiro livro.