quarta-feira, 21-03-2012.

Rio Maior recebeu III Bagatunaço

Nos dias 16 e 17 de março, a cidade de Rio Maior recebeu o III Bagatunaço – Festival de Tunas Masculinas, uma organização da “Bagatuna”, tuna da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM).
Na sexta-feira, após a receção às tunas, decorreu a Serenata à cidade na Praça do Comércio, num espetáculo onde o público, apesar do frio que se fez sentir nesta noite, quis marcar presença em grande número.
No sábado de manhã, as tunas andaram a animar as ruas da cidade com o Passa Calles.
Na noite deste dia, o Cineteatro Municipal de Rio Maior recebeu o Festival de Tuna Masculinas da Cidade de Rio Maior onde estiveram a concurso as tunas “Imperial Taffuc” (Imperial Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra), a “Tualle” – (Tuna Universitária Afonsina de Loulé), a “Tuna-Mu’s” (Tuna Medica da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior) e os “Gatunos” (Tuna Académica da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Vila do Conde).
No final das atuações coube à tuna anfitriã, a “Bagatuna”, presentear o público com a apresentação de alguns dos seus mais emblemáticos temas.
Após as atuações, o júri avaliou as quatro tunas concorrentes e escolheu os vencedores das diversas categorias a concurso. O júri foi composto por Sara Fragoso, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Félix Romero, Subdiretor da ESDRM, Bruno Madaleno, da Escola de Música “A Tocata”, Carolina Sota, Vice-Presidente da Federação Académica de Santarém, e Pedro Vitorino, tunante da “Bagatuna”.
Os prémio atribuídos foram os seguintes: Melhor Passa Calles – “Tuna-Mu’s”, Melhor Serenata“Tualle”, Melhor Porta-Estandarte“Gatunos”, Melhor Pandeireta – “Imperial Taffuc”, Melhor Solista“Tualle”, Melhor Instrumental – “Tuna-Mu’s”, Melhor Original – “imperial Taffuc” e Tuna Mais Tuna – “Tuna-Mu’s”.
A grande vencedora da noite, ao arrecadar o prémio da melhor tuna, foi a Tuna Académica da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão - “Gatunos” , que recebeu o troféu das mãos da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais.
No público estiveram, também, presentes o Vereador da Juventude da Câmara Municipal, Nuno Malta, e o Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, Rui Andrade, instituição para a qual reverteu uma parte da bilheteira desta noite.