quarta-feira, 10-05-2023.

Assembleia Municipal de Rio Maior apoia projeto do Aeroporto de Santarém

A tomada de posição da Câmara Municipal de Rio Maior, de apoio ao projeto “Magellan 500” – Aeroporto de Santarém, foi aprovada por maioria na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Rio Maior, a 29 de abril de 2023.

A moção, que contou apenas com a abstenção do Deputado Municipal da CDU, considera que o projeto Magellan 500, apresentado recentemente à população portuguesa, apresenta “soluções perfeitamente exequíveis para uma utilização confortável e eficiente pela população de todo o país, afirmando continuar a garantir a excelência do serviço prestado à capital”.

Na moção votada pode ler-se que o projeto “Magellan 500” – Aeroporto de Santarém constitui para a região “um indispensável contributo para a economia regional e para a coesão social”, sendo expectável a criação de cerca de 70.000 postos de trabalhos diretos e indiretos motivados por este investimento.

A moção de apoio da Câmara Municipal de Rio Maior salienta ainda o facto de o projeto garantir “financiamento totalmente privado, num montante entre os 1000 e os 1200M€, não obrigando por isso a qualquer investimento público, e salvaguardando o esforço dos contribuintes.”

Sendo a localização proposta no distrito de Santarém, a tomada de posição votada pelos Deputados Municipais sublinha igualmente a proximidade ao Concelho de Rio Maior, que poderá ter “uma influência decisiva na alavancagem e dinamização social e económica do Concelho, garantindo também aos Riomaiorenses um maior conforto no acesso a um serviço aeroportuário de qualidade.”