segunda-feira, 21-11-2022.

ERSAR distingue Autarquia pela qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos

A Câmara Municipal de Rio Maior foi distinguida com o prémio “Qualidade dos Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor)” atribuído pela ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.

A cerimónia solene de entrega dos Prémios e Selos, na vertente resíduos, decorreu no âmbito do 16.º Fórum Resíduos, no dia 18 de novembro, em Lisboa, onde foram distinguidas 15 entidades gestoras de resíduos urbanos com os Selos de Qualidade dos Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos 2022, entre elas a Câmara Municipal de Rio Maior, distinguida na categoria "Selos de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)", distinção entregue ao seu Presidente, Filipe Santana Dias.

Os “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos” são uma iniciativa da ERSAR, que conta com um júri representativo do setor e é organizada em parceria com o jornal "Água e Ambiente".

Estas distinções são atribuídas a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos e que se destacaram pelo seu bom desempenho, no ano de 2021, em diferentes categorias.

Para a atribuição de cada Selo, tal como definido no Regulamento “Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos", o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos vários ciclos de regulação. Seguiu-se uma avaliação qualitativa, tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.