sexta-feira, 08-01-2021.

Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil analisou situação pandémica

A Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil reuniu, na passada quarta feira, 6 de janeiro, no Auditório do Cineteatro de Rio Maior, na sequência do drástico aumento de casos de Covid 19 ocorridos nos últimos dias.
A Reunião que teve como único ponto a “Coordenação e articulação de âmbito local, relativo ao COVID-19 – Coronavírus”, e foi convocada e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, contando com a presença de responsáveis da GNR, Bombeiros Voluntários, Delegação da Cruz Vermelha, Juntas de Freguesia, Delegado de Saúde Pública e do comandante Distrital de Santarém da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato.
Face à situação actual verificada no Concelho, e após as intervenções e esclarecimentos dos vários intervenientes, a Comissão deliberou avançar com um conjunto de medidas que vão passar pela:
- Criação de uma equipa multidisciplinar para verificação e sensibilização das medidas impostas pelo estado de emergência junto dos estabelecimentos e locais de maior concentração de cidadãos.
- Maior intervenção e possível reforço dos meios da GNR.
- Reforço da comunicação de alerta para o respeito pelas regras impostas pelo Governo e Direção Geral de Saúde, passando novamente pela informação sonora nas ruas da cidade e meio rural.
- Maior divulgação da ADR (Área Dedicada para Doentes Respiratórios – Covid 19) do Centro de Saúde de Rio Maior.
Filipe Santana Dias deu ainda conta ao Delegado de Saúde da necessidade da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia terem acesso aos dados diários com a indicação dos casos por freguesia, sempre cumprindo com o disposto no RGPD, mas facilitando a sua acção junto das suas comunidades.
Esta Comissão agendou nova reunião de avaliação para a próxima quarta feira, 13 de janeiro, reunião para a qual vão ser convocados também os responsáveis dos Agrupamentos e Escolas da Cidade.