sexta-feira, 07-02-2020.

Autarquia leva iniciativa “Agora é a vossa vez” às Escolas do Concelho

A Câmara Municipal de Rio Maior está a convidar pais, mães e encarregados de educação, dos alunos do Pré Escolar e 1º Ciclo, para a participação em conversas de reflexão sobre a educação e o desenvolvimento das suas crianças.

Estas conversas vão ter lugar uma vez por mês, nas escolas dos dois Agrupamentos Escolares do Concelho, e abordarão cinco temas, ministrados por técnicas da Autarquia nas áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Educação Social, Animação Sócio Cultural e Biologia.

Tema 1 - Inspira, expira e não pira!

Nesta sessão é abordada o tema da ansiedade; diferenças entre medo e ansiedade; ansiedade aos testes; sintomas a que devemos estar atentos; ansiedade normal e disfuncional; problemas e possíveis soluções. Com Andreia Mota (Psicóloga)

Tema 2 - Blá, blá a falar é que a gente se entende

Com esta sessão pretende-se centrar o grupo de pais nas experiências positivas tais como: emoções positivas, características individuais e análise das potencialidades/pontos fortes das famílias como promotoras do sucesso e felicidade de cada elemento. Saber comunicar, manter um equilíbrio ao nível do bem-estar passa por desenvolver estratégias criativas de gestão das emoções pessoais e interpessoais. Com Inês São Miguel (Psicóloga)

Tema 3 - O papão ainda não levou a chucha, e agora?

Nesta sessão abordaremos a importância da sucção nos primeiros meses, os hábitos orais e as consequências do uso prolongado da chupeta e biberão. Com Carla Gomes (Terapeuta da Fala)

Tema 4 - Xixi-cama

Com este tema pretendemos falar da importância de determinados hábitos/ rotinas antes da hora de deitar como a alimentação, horário de ir para a cama, relaxamento, leitura de histórias, espaço de partilha de sonhos… Com Flávia Clérigo (Educadora Social)

Tema 5 - O que há por baixo da cama

Atividade experimental que pretende incutir a curiosidade, a colocação de hipóteses e a procura de respostas. Dar a conhecer o que existe e não se vê a olho nu, neste caso o interior da Terra e os pequenos seres que habitam debaixo do solo (formigas, minhocas...) Com Maria João Santos (Animadora Sócio Cultural) e Patrícia Silva (Bióloga)

Ver Horários da Sessões nas respetivas escolas nos documentos em anexo.

Fazer descarga de anexos: