sexta-feira, 02-11-2018.

Rio Maior vai assinalar 182 anos de elevação a Concelho

Rio Maior vai assinalar o 182º Aniversário da elevação a Concelho com um conjunto de iniciativas que se iniciam este Sábado, 2 de novembro, com o espectáculo de Marta Gautier, “Pessoas Estranhas”, no Cineteatro de Rio Maior e que vão ter o seu término, no mesmo local, no próximo dia 10 de novembro, com a XVIII edição da Gala de Acordeão, Eugénia Lima.

No domingo, dia 4, o Pavilhão Multiusos vai receber, como já é tradição, o XXIII Encontro Sénior do Concelho de Rio Maior e na segunda feira, dia 5, a Casa Senhorial será palco da inauguração da Exposição “Maia, 40 anos de Cartoons”, que ali vai ficar patente até ao próximo dia 8 de dezembro.

O assinalar do Feriado Municipal de 6 de Novembro terá lugar logo pela manhã, com o Hastear da Bandeira, com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa onde, como habitualmente, se vão homenagear aqueles que, pelo seu mérito, se distinguiram em diferentes áreas de intervenção e assim se tornam credores de respeito e admiração da comunidade riomaiorense.

Este ano os homenageados, propostos pelo executivo e aprovados por unanimidade em Reunião da Câmara, são: José da Silva Pulquério, a título póstumo, e Gonçalo Fialho, ambos com a Medalha de Honra da Cidade, e a empresa “Produções Fixe”, Rui Miguel Germano e António Albano de Carvalho com a Medalha de Mérito – Grau Prata.

Após a Sessão Solene terá lugar uma romagem para deposição de coroa de flores no Obelisco do Centenário, no monumento aos Combatentes, e homenagem a S. Nuno de Santa Maria, com a participação dos Escuteiros de Rio Maior, e a manhã completa-se com a realização de uma Missa Solene pela alma dos riomaioresenses falecidos.

Ainda inserido nas Comemorações do Dia 6 de Novembro, o Cineteatro de Rio Maior recebe, no dia 9 de novembro, o Fórum de Justiça Social, terminando da melhor maneira, no dia 10, com a já referida XVIII Gala de Acordeão "Eugénia Lima”.