quinta-feira, 17-11-2011.

Rio Maior recebeu Assembleia Anual da Ecosal Atlantis

O Município de Rio Maior recebeu no dia 16 de Novembro, na Casa Senhorial d’El Rei D. Miguel, a Assembleia Anual de Sócios do Projecto Ecosal Atlantis, no âmbito do Programa da União Europeia INTERREG IVB.

Este projecto, com parceiros portugueses (Municípios de Rio Maior, Aveiro e Figueira da Foz e Universidade de Aveiro), espanhóis, franceses e ingleses, visa o desenvolvimento sustentável das Salinas do Atlântico, com incidência no turismo.

A Assembleia começou no dia 15, em Aveiro, com a apresentação pública do projecto “Sal Tradicional – Rota do Atlântico”, cujo objectivo é a promoção e valorização das salinas na Europa Atlântica, e que contou com a presença, entre outros, dos produtores de sal das Salinas de Rio Maior, procurando-se, assim envolver os agentes locais directamente ligados ao sal. Aqui foram debatidas as várias realidades dos sítios salineiros da Europa Atlântica, numa perspectiva turística e de desenvolvimento local.

No dia 16, a Assembleia reuniu pela manhã no Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz e à tarde em Rio Maior, tendo a Presidente da Câmara, Isaura Morais, e os Vereadores Nuno Malta e Sara Fragoso, dada as boas vindas aos parceiros, chamando a atenção para a importância do projecto no desenvolvimento e promoção turística das Salinas de Rio Maior. Procurou-se desta forma dar a conhecer aos parceiros internacionais as diferentes realidades dos espaços salícolas em Portugal.

No dia 17 foram apresentadas as conclusões finais da Assembleia, em Aveiro, nomeadamente, no que respeita aos aspectos práticos da edição de um livro sobre as Salinas da Europa Atlântica, a criação de uma maleta pedagógica para promoção da Rota do Sal, a realização de inventários culturais e patrimoniais dos vários sítios, a realização de workshops e acções de formação para salineiros, a realização de levantamentos sobre a biodiversidade nos vários sítios e a continuação da promoção da Rota do Sal Tradicional do Atlântico.