terça-feira, 08-11-2011.

Rio Maior inaugurou primeira Área de Localização Empresarial

Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, inaugurou no passado dia 28 de Outubro a primeira fase da Área de Localização Empresarial (ALE) de Rio Maior e o Centro de Distribuição Nobre Alimentação S.A., na companhia de Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, José Eduardo Carvalho, Presidente do Conselho de Administração da Depomor S.A., e Rui Silva, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Nobre Alimentação S.A.

Situada junto ao de acesso à auto-estrada A15 a ALE de Rio Maior, a primeira do país a ser inaugurada, teve um investimento de 11,5 milhões de euros nesta primeira fase do projecto.

A ALE conta com uma área de infra-estruturas de 19,76 hectares e com 21 lotes, prevendo o projecto mais três fasessendoárea global de 65 hectares, onde serão construídos 76 lotes.

A plataforma logística da Nobre Alimentação S.A., local onde decorreu a cerimónia de inauguração, foi o primeiro investimento a ficar concluído e destina-se ao departamento logística desta conceituada empresa da indústria alimentar.

Outros quatro lotes foram vendidos para a instalação de uma unidade de extrusão de alumínios (investimento do grupo espanhol Cortizo), uma de desmantelamento de viaturas (Nauto Lda), outra de comércio e exportação para Angola (SGLUX Lda) e outra de combustíveis (Petroibérica).

Em negociação estão mais oito lotes, destinados a um armazém de perfis de alumínio, duas centrais de biomassa, uma fábrica de rações para animais e uma unidade de reciclagem de vidro.

Isaura Morais começou por referenciar ser um dia muito importante para Rio Maior, "estamos a fazer a inauguração de uma infra-estrutura essencial para o concelho e para o país. Estamos a inaugurar uma obra que significa investimento, com base numa parceria de capitais privados e públicos. Acima de tudo uma obra que significa emprego, que significa desenvolvimento económico local, regional e nacional".

Mais à frente a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior salientou que, "embora este projecto tenha percorrido outros mandatos, o actual executivo agarrou-o e conduziu-o com determinação e muito empenho. Com todo o respeito pela lei, foi possível dar prioridade aos licenciamentos, considerando a sua dimensão e relevância. Também dentro do Conselho de Administração da Depomor, contribuímos, através do Eng.º Candoso, para a agilização de todos os processos".

A finalizar, Isaura Morais, disse que, "Rio Maior orgulha-se de ter a primeira ALE do País, nascida de raiz, nos novos moldes legais. Estas duas inaugurações constituem acrescidos motivos de qualidade deste concelho, que é bom para investir, para viver e para visitar. Tudo faremos para potenciar a fixação de empresas e pessoas em Rio Maior, porque os tempos de crise têm de constituir em nós, servidores públicos, momentos de determinação, de mais empenho e luta para inverter tendências negativistas que hoje, com estas inaugurações, tendem a não se confirmar", concluiu a edil riomaiorense.

Para Rui Silva, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Nobre Alimentação S.A., este "é um passo muito importante para a Nobre, que poderá centralizar e organizar melhor a sua estrutura, contribuindo ao mesmo tempo para o desenvolvimento do tecido empresarial local e, consequentemente, para um crescimento efectivo da economia do nosso país".

Convicção partilhada pelo Presidente do Conselho de Administração da Depomor S.A., José Eduardo Carvalho, que afirmou que este "é um investimento que inaugura um novo conceito de espaços de localização de empresas enquadrado por uma legislação das mais avançadas da Europa em termos de ordenamento, licenciamento e criação de dinâmicas inter-empresariais das empresas instaladas nestes parques".

A finalizar os discursos Miguel Relvas reforçou a ideia que "o investimento que está a ser feito em Rio Maior é um bom exemplo do caminho que Portugal deve seguir. Exemplos como estes permitem-nos olhar com esperança para o futuro", frisou.

Referindo-se à Nobre Alimentação S.A., Miguel Relvas destacou a aposta feita, "apesar da crise que Portugal e a Europa atravessam acreditou na sua expansão e esperemos que daqui a dois ou três anos lhe venha a ser dada razão. É empresas com uma visão como esta que Portugal precisa", concluiu o Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

A cerimónia terminou com uma visita às instalações da Nobre Alimentação S.A..