segunda-feira, 07-11-2011.

Universidade Sénior inicia ano lectivo 2011/2012

No passado dia 4 de Novembro, teve lugar no auditório dos Paços do Concelho a sessão solene de abertura do ano lectivo 2011/2012 da Universidade Sénior de Rio Maior (USRM).

Para além de professores, alunos e funcionários estiveram presentes nesta cerimónia, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Sara Fragoso, a Directora da USRM, Bernardete Maurício, o Provedor e Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, entidade promotora da USRM, respectivamente João Castro e Rui Andrade, e ainda Rui Rasquilho que protagonizou o momento alto da sessão solene com a oração de sapiência, subordinada ao tema “As Invasões Francesas e a Viagem da Família Real para o Brasil”.

Bernardete Maurício abriu a sessão começando por dizer que “ao longo destes quatro anos de existência a Universidade Sénior de Rio Maior tem procurado desenvolver um trabalho sério e digno em prol da comunidade riomaiorense”.

A Directora da USRM referiu que graças ao apoio dos parceiros sociais e à boa vontade de todos quantos estão envolvidos neste projecto as dificuldades iniciais foram ultrapassadas, “em Rio Maior há um espaço que está ao serviço dos menos novos onde poderão adquirir conhecimentos e relembrarem outras inúmeras áreas do saber. Os nossos alunos vêem na universidade um modo de promoverem a sua auto-estima e valorização pessoal”, destacou Bernardete Maurício.

Seguiu-se a intervenção do Provedor da Santa Casa da Misericórdia que lembrou a grande afluência da USRM, “no próximo ano lectivo serão mais de 250 alunos desejosos de enriquecer os seus conhecimentos e saberes”, frisou.

A terminar João Castro agradeceu “aos 33 professores que com total voluntarismo irão ministrar as 44 turmas desta radiosa academia”.

Em representação da Câmara Municipal de Rio Maior coube à Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, dirigir-se aos presentes: “A USRM tem sido e continuará a ser um exemplo de cidadania. Orgulho-me da participação de tantas pessoas que nos habituamos a ver enquanto cidadãos dedicados ao seu trabalho, às suas profissões, e que hoje vemos que continuam activos e dedicados agora como alunos da USRM num desejo de estarem tão empenhados na vida da sociedade riomaiorense”.

Sara Fragoso frisou ainda que “certamente vai ser um ano lectivo com muitos momentos de prazer, de alegria e de convívio. É isso realmente que eu vos desejo para este ano. Espero que alcancem um caminho enriquecedor, aproveitem bem o tempo para se enriquecerem uns com os outros, que é sempre melhor do que estarem sozinhos em casa a carpir mágoas”, sublinhou a Vereadora da Cultura.

Seguidamente usou da palavra o Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior que fez uma apresentação detalhada de Rui Rasquilho, conferencista convidado.

A sessão solene terminou com a oração de sapiência subordinada ao tema “As Invasões Francesas e a Viagem da Família Real para o Brasil”, que teve como orador o Prof. De História Rui Rasquilho.

A finalizar, os presentes dirigiram-se à Sala de Reuniões da Câmara Municipal onde foi servido um porto de honra.