sexta-feira, 28-10-2011.

VIII Jornadas da Juventude de Rio Maior

As VIII Jornadas da Juventude de Rio Maior, uma organização da Câmara Municipal de Rio Maior através do Pelouro da JuventudeRM Jovem, decorreram de 18 a 22 de Outubro.

No dia 21, o evento contou com a visita da Presidente do Instituto Português da Juventude, I. P., Helena Alves, que acompanhou o Workshop “Bombeiro por um dia” que decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior e, de seguida, o Workshop em Cianatopia (antiga técnica fotográfica que origina imagens de cor azul, feita a partir de uma solução aquosa fotossensível que se aplica num suporte) com António Palmeira, no Pavilhão Multiusos.

Nesta visita, a Presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais, e os Vereadores Sara Fragoso e Nuno Malta acompanharam Helena Alves nas actividades.

A edição 2011 das Jornadas da Juventude contou com diversas actividades pedagógicas, culturais, lúdicas, desportivas e animação.

Uma das novidades deste ano foi a Feira Jovem, no Pavilhão Multiusos, com uma mostra de actividades empresariais e com a presença das Escolas da cidade que divulgaram a suas ofertas formativas.
Também no Pavilhão Multiusos ficarão concentradas quase todas as actividades das Jornadas da Juventude, designadamente, os workshops, o teatro de fantoches, a conferência “Os Jovens e a Política” e a animação nocturna com concertos.

Os Workshops tiveram uma grande afluência de participantes, com os 319 jovens que experimentaram “A Arte de Reciclar” com Maria Lopes, “Light Painting” e “Cianatopia” com António Palmeira, “Bidó Mania” com Ivo Santos, “Bombeiro por um dia” com os Bombeiros Voluntários de Rio Maior, “Parkour” com Tiago Sena e “Pool”.

Também o teatro de fantoches, dinamizado pela Biblioteca Municipal, e a construção de fantoches e pinturas faciais, dinamizadas por alunos voluntários da Escola Secundária, contaram com uma forte participação dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo, num total de 720 crianças a passarem pelo Pavilhão Multiusos.

Na animação nocturna, destaque para a realização, no dia 19 de Outubro, da eliminatória do Concurso de Bandas “RM Jovem”, em que participaram as bandas “Garbo”, “Efémeros”, “Carol Line”, “Lions Like Zebra” e “Os Outros”. “Garbo” foi a banda vencedora que teve como prémio 250 euros e a actuação no dia 22 de Outubro, nas Jornadas da Juventude.

Passaram, ainda, pelo palco das Jornadas os Sunset 91, o David Antunes & The Midnight Band e Pedro “Pacheco” Fernandes (“5 para a meia-noite” da RTP) e os Função Pública.

Fizeram, igualmente, parte da edição 2011 o “Arte RM Jovem” com uma exposição de pintura, artesanato,  graffiti, fotografia e muita animação.

Foram parceiros do evento a Desmor, E. E. M., o Instituto Português da Juventude, I. P., a Rádio Hiper FM, CBS Caffé, In a Bar, Palhinhas Gold, Pool&Beer, Spot 14 e Vintage Caffe.