terça-feira, 25-10-2011.

Malaqueijo Solidário cria Banco de Ajudas Técnicas

Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, esteve em Malaqueijo no passado dia 18 de Outubro, na recepção de um camião TIR carregado de material ortopédico/geriátrico doado à Instituição Particular de Solidariedade Social Malaqueijo Solidário”.

No valor de 450 mil euros, este material foi recolhido pela Organização Não Governamental AGAPE em hospitais suecos e oferecido a esta IPSS de Malaqueijo, presidida por Mário Machado, que deste modo criou um Banco de Ajudas Técnicas de forma a poder satisfazer as necessidades de pessoas, residentes no nosso concelho, com mobilidade e autonomia comprometida permanente ou temporariamente.

A recepção teve lugar na Creche de Malaqueijo, com a presença da antiga glória do futebol português, José Augusto, embaixador da AGAPE em Portugal.

Para além de José Augusto e de Isaura Morais destaque para a presença dos Vereadores da Câmara Municipal de Rio Maior, Sara Fragoso e Carlos Nazaré, do Presidente da Associação “Malaqueijo Solidário”, Mário Machado, do Presidente da Junta de Freguesia de Malaqueijo, António Correia, da Coordenadora da Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade, do Centro de Saúde de Rio Maior, Celeste Nogueira, da Directora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Paula Morais, do Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Palmela, Octávio Machado, também ele uma das velhas glórias do futebol português, e do Presidente da Associação dos Produtores Agrícolas da Região de Rio Maior, Adelino Bernardes.

Na ocasião, o Presidente da Associação “Malaqueijo Solidário” lembrou que os procedimentos para a obtenção destes equipamentos tiveram início cerca de um ano e que contaram com a preciosa colaboração de Celeste Nogueira, responsável pela angariação da verba necessária para o transporte dos equipamentos da Suécia até Malaqueijo.

Isaura Morais afirmou que “a Câmara Municipal apoia quem de uma forma voluntária e solidária trabalha em prol do concelho”.

A Presidente da Câmara destacou ainda o empenho que Mário Machado tem tido à frente desta IPSS e agradeceu a Paula Morais o interesse com que a Segurança Social acompanha Rio Maior.

Também o Presidente da Junta de Freguesia de Malaqueijo revelou a sua satisfação por esta acção solidária e salientou que “em tempos de crise, como esta, algumas famílias irão ter dificuldades a nível de alimentação. Cabe a outras associações terem a dignidade e o carácter que a Malaqueijo Solidário tem”, reforçou António Correia.